Secretaria de Justiça leva mais acessibilidade e inclusão à Biblioteca Pública do Paraná com aparelho de visão artificial 06/02/2020 - 18:38

Secretaria de Justiça leva mais acessibilidade e inclusão à Biblioteca Pública do Paraná com aparelho de visão artificial

O Paraná é um dos primeiros estados brasileiros a proporcionar uma solução inovadora e tecnológica de visão artificial que permite a cegos e pessoas com visão reduzida a leitura de livros e artigos, além de identificar pessoas, dentre outras funcionalidades. O secretário de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Ney Leprevost, repassou nesta quinta-feira (06/02) para a Biblioteca Pública do Paraná quatro aparelhos OrCam MyEye – dispositivo acoplado a um óculos que fotografa, escaneia e transforma textos em áudio.

“Esse óculos dá uma possibilidade extraordinária para as pessoas com deficiência visual. Imagina alguém que só teve a oportunidade de ler em braile, a vida inteira, e de repente, ter essa condição de um óculos auxiliar na leitura de qualquer obra ou publicação, em três línguas. Esse é o governo que se preocupa com a inclusão de todos o paranaenses levando acessibilidade e dignidade ao cidadão”, enaltece o secretário Ney Leprevost.

Segundo o secretário de Comunicação e Cultura, Hudson José, “o governo procura eliminar as dificuldades para que as pessoas possam se adaptar, sem mudar e sem colocar diferenças entre os outros”.

A diretora da Biblioteca, Ilana Lerner Hoffmann, reforçou ainda que a instituição conta com os maiores e principais acervos para cegos, contendo cerca de 2 mil títulos em braile e mais de 3.050 audiolivros, e que os novos equipamentos “significam ainda mais inovação em prol da população”.

ACESSIBILIDADE – A jornalista Gisele Zolnier é deficiente visual, testou o equipamento e falou sobre a importância de levar acessibilidade a quem precisa. “Incrível, o escaneamento é compreensível, a entonação boa e ele reconhece objetos, pessoas, ajuda bastante. O equipamento é bem mais prático que o braile. Ele não substitui o braile como processo de alfabetização, mas é um facilitador, auxilia e vai ajudar muito no processo de leitura para estudantes, crianças e adolescentes, para todos”, celebrou.

O EQUIPAMENTO – O OrCam MyEye é o dispositivo de tecnologia assistiva mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura que permite a crianças, adultos e idosos a lerem textos impressos ou digitais, de perto ou de longe, em três línguas (português, inglês ou espanhol).

O dispositivo fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio. Isto acontece com livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular e folhetos, dentre outros.

Além disso, ele reconhece rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real. Funciona em qualquer lugar e não requer conexão com a internet. Pesa apenas 22,5 gramas e pode ser acoplado em qualquer par de óculos.

PROJETO PILOTO DE ACESSIBILIDADE - Dos cinco equipamentos quatro foram entregues a Biblioteca Publica do Paraná e um fica a disposição da Sejuf, para que seja usado no projeto itinerante pelo Paraná, junto as feiras de cidadania, ao Paraná Cidadão para apresentar o óculos com “visão artificial” pelos municípios como projeto piloto, no intuito de ampliar e levar a mais municípios essa tecnologia assistiva.

Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado do Paraná, Luciana Saito Massa; ochefe do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Cortes; o assessor de Gestão Inteligente e Inovação, André Telles; a diretora da BPP, Ilana Lerner Hoffmann; o presidente do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), Enio Rodrigues da Rosa, e Doron Sadka, diretor da Mais Autonomia, representante exclusiva da Orcam My Eye no Brasil.  

GALERIA DE IMAGENS