Sejuf apoia evento com mães de crianças autistas 18/07/2019 - 17:50

A secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, por meio do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, recebeu nesta quinta-feira (18), o evento Mulheres que Cuidam, organizado pelo Grupo de Apoio às Famílias de Autistas – Anjo Azul e Instituto Benê, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, participou da ação em apoio às mães de crianças autistas.
 
Na ocasião, foram realizadas rodas de debates e palestras sobre a valorização da autoestima e saúde emocional, além de oficinas para as mulheres. “Mulheres que tem árdua missão de serem mães de crianças, sofrem preconceitos e de certa forma acabam sendo excluídas por falta de oportunidades e acompanhamento adequado”, disse a chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, Mara Sperandio.
 
Também participaram do evento, Carina Zanier do Instituto Dr. Ney Leprevost - que não pleiteia e não recebe verbas públicas - e demais representantes das entidades de autismo de Curitiba.
 
BOX
Ney Leprevost destaca lei que beneficia autismo
 
O secretário da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) salientou nesta quinta-feira (18/07), a importância da Lei 13.861/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema. A nova legislação inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE.
 
O projeto de lei prevê a inclusão de dados e informações sobre pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no Censo Demográfico do IBGE 2020. “Esse mapeamento é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas para essas pessoas, garantindo seus direitos como cidadãos e facilitando o diagnóstico da síndrome”, diz Leprevost durante evento com os institutos Ressurgir, Bene e Anjo Azul, no Palácio das Araucárias, voltado para mães de autistas e de baixa renda.

GALERIA DE IMAGENS