Sejuf atua em conjunto com a Defesa Civil para auxiliar famílias atingidas pelas chuvas 31/05/2019 - 12:00

Em reunião extraordinária na manhã desta sexta-feira (31/05), a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho manifestou apoio à Defesa Civil na ajuda aos municípios atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias no estado, no intuito de atender as famílias afetadas. Até o momento, já são cerca de 3,7 mil casas danificadas em 21 cidades.

Além de colocar a equipe de prontidão, a Sejuf vai prestar orientação técnica aos municípios sobre como proceder para a destinação de recursos já repassados do Piso Paranaense de Assistência Social (PPAS1) para atendimento às pessoas afetadas pelas chuvas. Para aquelas prefeituras que já utilizaram os recursos, também poderá ser solicitada a antecipação de parcelas futuras. Para isso, porém, para atender à legislação federal sobre o tema, é necessária a apresentação de todos os laudos comprobatórios exigidos para a Defesa Civil Estadual.

Se porventura algum município decretar Situação de Emergência, os repasses podem ser feitos automaticamente, conforme deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) -- R$400,00 por família desabrigada ou desalojada.

“Por isso é muito importante que os municípios atentem para essa documentação, pois são critérios objetivos estabelecidos por legislação nacional. Isso é fundamental para que possamos ter condições legais de auxiliá-los”, explicou o coordenador-executivo da Defesa Civil Estadual, major Antonio Hiller, em reunião hoje com o secretário em exercício da Sejuf, Adayr Cabral, e uma equipe multissetorial da secretaria que ficará de plantão para atender a essa demanda. “Sabemos das condições adversas, mas os municípios precisam fazer a lição de casa para que não tenhamos problemas legais”, alertou.

“Por orientação do secretário Ney Leprevost, estamos colocando um time formado por várias áreas da Sejuf à disposição para executar esse trabalho”, disse Cabral.

DOAÇÕESAlém disso, Cabral anunciou que toda a arrecadação de roupas doadas durante o lançamento da Rede Família Solidária, no dia 15 de maio no Teatro Guaíra, será entregue à Defesa Civil para que repasse aos municípios.

POPULAÇÃO TAMBÉM PODE AJUDAR  - Toda a ajuda é bem-vinda no momento, e a  Defesa Civil também pede apoio da população. Estão sendo aceitas doações principalmente de roupas de cama, cobertores, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, colchões e telhas.

Veja onde fazer sua doação:

•  PIRAQUARA - Associação Beneficente Dikaion: Rua Francisco Schuartz, 489 - Centro - Fone  41.3673.7306 | Associação São Roque: Rua das Hortências, 253 - Guarituba. Fone 41.3669.3627.
  • QUATRO BARRAS - Defesa Civil: Av. D. Pedro II, 100.  Fone 41.3671.7832.
  • RIO BRANCO DO SUL - CRAS: Av. Ermírio de Moraes, S/N (em frente ao Posto Tavares). Fone 41.3652.5507.
  • SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - Barracão da Defesa Civil:  Rua Porto Alegre, 138 - Ouro Fino. Fone 41.3283.6661.