Sejuf e Consepir convocam para V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial 10/02/2022 - 12:20

Com o objetivo de fortalecer a política estadual de promoção da igualdade racial, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Consepir) convocam os delegados municipais para a V Conferência do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racional do Paraná, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de abril, em Maringá. O tema central será o “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, de intolerância religiosa e integração da política para promoção da igualdade racial: Paraná terra de gente que trabalha”, e, de acordo com o secretário Ney Leprevost, está em sinergia com a importância que o governo Carlos Massa Ratinho Junior tem dado a essas questões durante a gestão.

“Recentemente acompanhamos pelos noticiários casos de discriminação racial, desrespeito às instituições religiosas e toda forma de preconceito e intolerância. A Conferência será uma ótima oportunidade para debatermos temas atuais e apresentarmos propostas efetivas para combater o preconceito, seja ele étnico, racial ou religioso”, disse o secretário Ney Leprevost.

De acordo com o presidente do Consepir, Saul Dorval da Silva, muitas dessas propostas já estão previstas no Plano de Igualdade Racial, aprovado em 2021. “O plano prevê o combate à discriminação contra outras comunidades, como os ciganos, indígenas e quilombolas”, destaca Saul Dorval.

O presidente do Consepir afirma ainda que o Conselho irá trabalhar com ações específicas para algumas etnias, como: a comunidade cigana no Paraná, que precisa de mais escolas; ou os indígenas que precisam de reforço na saúde ou os quilombolas, na área do meio ambiente.

Conferências municipais – A Conferência Estadual está sendo precedida pelas conferências municipais, que têm até o dia 20 de março para realização. “Serão realizadas cerca de 50 conferências municipais no Paraná. Todos os municípios de médio e grande porte já confirmaram os debates”, explica Saul Dorval.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).