Sejuf faz ação de conscientização pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher 25/11/2019 - 17:22

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) promoveu nesta segunda-feira (25) uma ação de conscientização, no calçadão da Rua XV de novembro, no centro de Curitiba, pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A data foi escolhida em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que combatiam fortemente o regime ditatorial de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, e foram  assassinadas pelo governo extremista.

No Brasil, a biofarmacêutica Maria da Penha é o símbolo da luta pela proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar. Em 1983, Maria da Penha, então casada com o professor universitário Marco Antonio Herredia Viveros, sofreu duas tentativas de assassinato pelo seu cônjuge, ficando paraplégica por um tiro nas costas enquanto dormia.

O evento foi uma ação do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, com orientação do Centro de Referência da Mulher (Cram) e a participação dos serviços do Ônibus Lilás, que leva a todos os cantos do Paraná  informações sobre os tipos de violência contra a mulher, em especial a física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

GALERIA DE IMAGENS