Sejuf leva política da pessoa com deficiência ao interior do Paraná 21/05/2019 - 15:18

O diretor do Departamento da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Braga Côrtes, percorreu o interior do estado para visitas técnicas a diversas instituições que atendem pessoas com deficiência. Como presidente do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência, também acompanhou a criação do Conselho Municipal do Direitos da Pessoa com Deficiência de São João do Ivaí, na presença do prefeito Fábio Miura Hidek.

Em Maringá, ao lado do governador Ratinho Junior, Braga Côrtes visitou a Apae que faz atendimento nas áreas da educação, saúde e assistência social, através de dois complexos (Escola Diogo Zuliani e a Escola Reynaldo Rehder Ferreira), às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias. A instituição realiza também orientação e encaminhamento ao mercado formal de trabalho visando promover à inclusão da pessoa com deficiência.

Em São João do Ivaí, o diretor conheceu a Associação Dar a Mão e a aplicação de políticas públicas para inclusão.  “A Associação Dar a Mão apoia as famílias e crianças, adolescentes ou indivíduos que nasceram com Agenesia de Membros (deficiência física), os afetados pela Síndrome da Brida Amniótica, Simbraquidactilia e outras doenças raras ou pessoas que sofreram amputações, fornecendo próteses com impressão em 3D”, explicou o diretor. Braga Côrtes entende que as visitas técnicas à instituições cria um vínculo maior entre o departamento e as pessoas com deficiência, podendo assim promover políticas públicas de acordo com a realidade de cada município, “Estamos trabalhando para que todos tenham participação e inclusão na sociedade, igualdade de oportunidades, acessibilidade e não discriminação” disse.

Braga Côrtes visitou também as Apaes de Tibagi e Faxinal, onde verificou na prática como é realizado o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência.