Sejuf oferta cursos de formação continuada para servidores 28/06/2019 - 17:20

A Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) promove diversos cursos de capacitação e formação continuada para os profissionais dos departamentos que compõe a pasta. A Esedh atua em conjuntos nas áreas de Assistência Social, Socioeducação, Direitos Fundamentais, Criança, Adolescente e Idoso, Trabalho, Consumidor, Pessoa com Deficiência, Mulher e Justiça.  Já foram realizados nesta gestão, de janeiro até o momento, 47 cursos, organizados pela Esedh, com diversas turmas.

Segundo a coordenadora da Esedh, Sônia Virmond, “os cursos são ofertados no intuito de capacitar o conjunto de profissionais das áreas da secretaria, aprimorando também o paradigma conceitual de direitos humanos. Ainda assumimos a tarefa de implementar o Plano de Educação em Direitos Humanos, cujos eixos preveem uma ação formativa e educativa voltada aos agentes públicos que, direta ou indiretamente, atuam nas áreas da educação e da segurança”, disse Sônia.

Para o secretário da Sejuf, Ney Leprevost, “por determinação do governador Ratinho Júnior estamos engajando e qualificando nossos profissionais para que o trabalho na ponta dos setores e departamentos seja efetivo, assegurando com as políticas públicas os direitos dos paranaenses”.

Para este mês de julho os servidores que tiverem o interesse podem participar dos cursos realizando o cadastro, por meio do Cadastro do Cursista e acompanhar o cronograma dos cursos pelo  link:

GESTÃO - Nesta nova gestão – 2019/2022, a então Secretaria da Justiça passa a ter uma abrangência muito maior ao incorporar a sua estrutura a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, e se transformar na Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, composta por nove departamentos, entre eles o Departamento de Defesa dos Direitos Fundamentais e Cidadania, ao qual se vincula a Escola de Educação em Direitos Humanos.

No âmbito de todas essas mudanças, a Escola tem o seu escopo de trabalho ampliado. Além de centro formador responsável pela formação continuada de servidores, do desenvolvimento de ações formativas e culturais para a implementação do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, a ESEDH atuará em estreita colaboração com os outros departamentos, cujo trabalho desenvolve-se sobretudo com agentes externos (não servidores estaduais), tais como conselheiros tutelares, de direitos, servidores municipais, agentes comunitários ou sociedade civil de modo geral.

“A Educação em Direitos Humanos deve se configurar como uma política pública, e extrapolar, portanto, uma ação de governo. Uma vez assumida como política permanente, necessária, com objetivos precisos, e com foco no bem-estar da população, estão dadas as condições para que seja regulamentada, por meio de legislação”, explicou Sônia Virmond.

DIRETRIZES - A Escola de Educação em Direitos Humanos – centro formador responsável pelos programas de capacitação de servidores –, do início de 2015 a 2018, esteve vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, concentrando suas ações na formação continuada dos servidores do Departamento de Atendimento Socioeducativo e da secretaria da Educação, em especial com os profissionais dos Núcleos Regionais da Educação.