Sejuf participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Ibiporã 21/08/2019 - 17:17

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) participou da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Ibiporã, nesta quarta-feira (21/08).

Representando o secretário Ney Leprevost, o chefe do Departamento da Política da Pessoa com Deficiência Felipe Braga Côrtes falou sobre a Política Estadual para a Pessoa com Deficiência e de programas de sucesso como o Passe Livre, um benefício que assegura a isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência que possuam renda familiar per capita inferior a 2 salários mínimos. Essa isenção se estende também às pessoas que possuem algumas doenças crônicas descritas na legislação, desde que em tratamento continuado fora do município de sua residência. “Respeito é a base de tudo”, disse Braga Côrtes na abertura do evento, lembrando que a inclusão é legítima e necessária e a maior conquista será a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência no coração e na consciência de cada cidadão brasileiro.

O evento foi realizado no Cine Teatro Padre José Zanelli e contou também, com a presença do geneticista Rui Piloto, que falou sobre  “Autismo e Prevenção”. A promoção é da Prefeitura de Ibiporã;  Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (APASI) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (APADEVI).