Sejuf promove ação de prevenção ao uso de vans escolares clandestinas 26/06/2019 - 16:20

Os veículos especialmente destinados para o transporte de crianças, a condução coletiva de escolares, vans e ônibus foram inspecionados, nesta quarta-feira (26), em nova ação integrada da Força-Tarefa Infância Segura, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná. A operação destinou-se à fiscalização e combate ao uso de vans clandestinas, além da conscientização e sensibilização mediante orientação informativa em colégios e escolas municipais e estaduais do bairro Santa Felicidade, em Curitiba.

A ação decorreu de denúncias encaminhadas pelo Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar em Curitiba e contou com parceiros de diversos órgãos municipais e estaduais. O trabalho também teve caráter preventivo por meio da entrega de cartazes da Força-Tarefa nas escolas juntamente com recomendação do Conselho Tutelar aos diretores, professores e pais para que se estimule o uso apenas de transporte escolar devidamente regularizado pelas crianças.

O conselheiro tutelar João Camargo reforçou que essa orientação deve ser iniciada em casa com os pais e depois chegar às escolas. “Temos como foco, no conselho, orientar os pais desses cuidados e alertá-los na hora de fechar algum acordo com as vans, verificando sempre os documentos e as licenças dos veículos”, disse.

BPTRAN, SETRAN, URBS e Guarda Municipal ficaram responsáveis pelo policiamento ostensivo local e fiscalização dos veículos que chegavam nas escolas do bairro Santa Felicidade. O Conselho Tutelar forneceu veículos para transporte de alunos de volta à escola na autuação de van clandestina e comunicou os pais.

De acordo com o chefe do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi, “essa ação especifica teve como objetivo conscientizar o uso de veículos legalizados para o transporte de crianças e detectar eventuais veículos não autorizados para adoção de providências pelos órgãos de trânsito”.

SURPRESA - “Fui pega de surpresa, confesso que jamais imaginaria que essa irregularidade poderia ser constante. A gente entrega nosso bem mais precioso, que são os nossos filhos, paga para termos maior comodidade e segurança para eles e ainda passamos por este risco de encontrar com transportes clandestinos, é lamentável. Acho de estrema importância que ações como essas sejam mais efetivas, pois nós pais precisamos saber o que é mais seguro e bom para nossos pequenos”, disse Patrícia Rucki, mãe de uma das crianças que foram abordadas em um van irregular.

Foram 43 abordagens realizadas nas saídas e chegadas das escolas de Santa Felicidade, com vans e ônibus escolares por falta de licença; por não portar a CNH; por não atualizar o cadastro da CNH; por não possuir a faixa escolar; por mal estado de conservação e por conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação e 4 veículos sem autorização - devidamente autuados pela Setran, URBS e Guarda Municipal, incluindo duas vans, um ônibus e um veículo particular usado indevidamente para o transporte na região.

Segundo o presidente do Sindotec, Marcio Bonardi, “as fiscalizações também serviram para a diminuição dos riscos e dos motoristas que atuam na clandestinidade, aplicando multas maiores e conscientizando também para legalizar toda documentação própria e a do seu veículo de transporte”.

ORIENTAÇÃO – Os pais devem ficar atentos quanto aos requisitos do transporte escolar licenciado: a placa do veículo deve ser na cor vermelha e da cidade de Curitiba/PR; o veículo deve possuir selo de autorização válido da URBS colado no canto superior direito do para-brisa; o veículo deve possuir faixa amarela em toda sua extensão, laterais e traseira; numeração de identificação escolar possui apenas três dígitos e está presente em toda a extensão do veículo; caso seja feito transporte de crianças menores de 10 anos, o veículo deve ter obrigatoriamente o acompanhamento de pessoa auxiliar/monitor maior de 16 anos. O motorista deve ser maior de 21 anos, estar habilitado na categoria “D” para ônibus e micro-ônibus, possuir no mínimo 2 anos de experiência profissional, ter frequentado curso específico definido pela URBS, ter registro de que exerce atividade remunerada em sua CNH e possuir bons antecedentes.

Lista de transportes escolares autorizados pode ser acessada pelo site: <www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/escolar/prestadores>.