Sejuf promove incentivo aos artesãos paranaenses durante a 41ª Feira Internacional do Artesanato - Feiarte 15/02/2022 - 13:54

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná lançou o edital de chamamento para a pré-seleção dos artesãos paranaenses que vão participar da 41ª Feira Internacional do Artesanato (Feiarte). O evento será realizado entre os dias 4 e 13 de março, no pavilhão de exposições do Parque Barigui.

“Sou um entusiasta do artesanato paranaense. Além de ser uma atividade que muito revela da cultura do nosso Estado, também é importante fonte de renda para muitas famílias paranaenses”, declara o secretário Ney Leprevost.

De acordo com a chefe do Departamento de Trabalho e Estímulo à Geração de Renda, Suelen Glinski, o artesanato é uma das atividades que auxiliam o turismo. “O secretário Ney Leprevost tem orientado para que a secretaria tenha como foco a geração de trabalho e renda”, afirma.

Atualmente, o Paraná tem cerca de 600 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro. Para o coordenador de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Ricardo Opolz, a atividade envolve muito mais profissionais em todo o Estado, uma vez que os critérios do Governo Federal são muito específicos para se registrar. “A ideia, no Paraná, é ampliar esse registro e dar apoio e orientação para esses profissionais. Para isso, estamos reivindicando a Lei do Artesanato Paranaense”, conclui.

A Feiarte é um dos principais canais de distribuição e venda de peças artesanais do país. Já contou com edições importantes em outras cidades brasileiras. Neste ano, em Curitiba, a expectativa é da participação de mais de 150 expositores, de 19 países.

A exposição estará dentro do evento organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que trabalha para a retomada da atividade no Estado. O setor sofreu grandes perdas com as restrições sanitárias e o isolamento social impostos pela pandemia.

O edital de chamamento pode ser acessado AQUI.

 (Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)