Seminário aborda a inclusão da pessoa com deficiência em Programa de Aprendizagem 17/09/2019 - 18:10

Capacitar os atores envolvidos na política da pessoa com deficiência quanto ao programa de aprendizagem que pode facilitar o processo de inclusão no mercado de trabalho foi a temática abordada no 1º Seminário sobre o Programa de Aprendizagem para Pessoa com Deficiência, realizado nesta terça-feira (17/09) no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A promoção de políticas públicas para as pessoas com deficiência é uma missão da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e uma prioridade do governo Ratinho Júnior.

O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, reforçou o comprometimento da Secretaria em executar bons projetos com os municípios do Paraná. “Este seminário inovador vai colocar em prática, junto aos profissionais da área, os bons projetos em prol da política da pessoa com deficiência”, disse.

O evento, promovido pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e pelo Fórum de Aprendizagem do Paraná, abordou ainda temas sobre os benefícios da inclusão da pessoa com deficiência para a empresa, debater a legislação e mostrar cases de sucesso em empresas e prefeituras.

“Procuramos esclarecer à sociedade como é o funcionamento das cotas e o programa de aprendiz, para favorecer e fomentar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho” esclarece o secretário Ney Leprevost.

Palestraram no seminário, a auditora fiscal Daiana Pigozzo; gerente regional da Associação de ensino Social Profissionalizante (Espro), Soraia Melchioretto; e o auditor fiscal Rui Tavares, da Superintendência Regional do Trabalho.

De acordo com o chefe do Departamento de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf, Felipe Braga Côrtes, “percebemos que muitas empresas e mesmo prefeituras não sabem com funciona a legislação sobre aprendizes com deficiência, ou tem dificuldade para contratar, então esse seminário busca atingir esse público para que esteja mais qualificado para abrir essas vagas”.

Estiveram presentes no evento profissionais e atores da área da pessoa com deficiência de 46 municípios.