Vagas abertas nas Agências do Trabalhador do Paraná ajudam na retomada da geração de empregos 08/06/2020 - 17:15

No Paraná, a retomada da geração de emprego e renda ganhou um impulso com a reabertura das 216 Agências do Trabalhador para atendimentos presenciais.  No momento, existem 2.403 vagas abertas no estado. As áreas com o maior número de postos são: Auxiliar de Linha de Produção  (1.153 vagas); Abatedor (69 vagas); Alimentador de Linha de Produção (67 vagas) e Armador de Ferros (62 vagas).

Em Curitiba são 465 vagas disponíveis. As áreas com maior número de vagas são: Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (305 vagas); Operador de Telemarketing Ativo (34 vagas) e Empacotador, a mão (27 vagas). Já na Região Metropolitana de Curitiba são 778 vagas abertas. As áreas com o maior número de vagas são: Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo (305 vagas); Auxiliar de Linha de Produção (151 vagas) e Operador de Telemarketing Ativo (39 vagas).

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central, vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, realizou em torno de 750 atendimentos para intermediação de vagas de emprego em uma semana, desde a reabertura do atendimento presencial.  Rafael de Oliveira Guedes, de 21 anos, que procura emprego há cinco meses, foi até a agência nesta segunda–feira (08/06) e já saiu com uma entrevista marcada na empresa Grupo Services. “É muito importante essa ajuda, pois me enquadrei no perfil que estão procurando. Creio que vai dar tudo certo na entrevista e com essa oportunidade vou poder ajudar em casa, pois não está fácil pra ninguém e o momento é de correr atrás porque nada vai cair do céu”, comemorou.

Andreia Duchinski, 37 anos, também foi até a agência em busca de emprego. “Saí de uma empresa recentemente. Com essa pandemia complicou muito. Sempre vejo o número de vagas pela TV e pela internet e espero conseguir uma vaga aqui”, disse.

ATENDIMENTO PRESENCIAL SÓ COM AGENDAMENTO - Por conta da pandemia, novas regras foram estabelecidas para o atendimento presencial, que será realizado somente mediante ao agendamento prévio pelo site www.justica.pr.gov.br/trabalho.

 “Na primeira semana nós tivemos uma média diária de 150 atendimentos presenciais para procura de emprego e 110 para o seguro-desemprego. Esse número já é super positivo, boa parte dessas pessoas já estão saindo com carta de encaminhamento para entrevista”, explica o gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos.

Rafael ainda reforça que as empresas já começam a ofertar mais vagas. “Já começaram a aparecer um número maior de vagas por parte das empresas dos serviços considerados essenciais, como também diversas outras grandes e pequenas empresas que precisam de novos funcionários”. 

As novas medidas para atendimento presencial, que devem ser cumpridas para evitar riscos de contaminação pelo Covid-19 podem ser acompanhadas pelo link: http://www.justica.pr.gov.br/Noticia/Agencias-do-Trabalhador-do-Parana-retomam-atendimento-presencial-apenas-com-horario.

Os trabalhadores também têm a opção de buscar vagas cadastradas pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Androide e iOS), ou pelo site empregabrasil.mte.gov.br.

BOX

Agências já colocaram 30 mil paranaenses no mercado em 2020

Mesmo com a pandemia e com a paralisação do atendimento presencial por quase dois meses, as Agências do Paraná intermediaram a colocação de 30.727 mil trabalhadores no mercado até maio. “O Paraná é o estado do Sul do Brasil que menos perdeu postos de emprego nos quatro primeiros meses do ano; o bom desempenho do agronegócio e a atuação de alguns setores das 40 atividades consideradas essenciais pelo Governo do Estado ajudaram a reduzir a queda”, conta a chefe em exercício do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Renda, Suelen Glinski.

GALERIA DE IMAGENS