Seminário em Direitos Humanos: Fundamentos e desafios

O seminário tem o objetivo de apresentar temas relevantes de direitos humanos a fim de proporcionar uma formação continuada aos servidores públicos estaduais, bem como implementar, por meio desta ação, o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Público alvo: Servidores públicos estaduais da área da Justiça, Educação, Segurança Pública e Assistência Social, das secretarias signatárias do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

Data: de 05 de abril a 24 de maio.
Duração: 32h
Horário: 8h30 às 12h30

Local: Escola de Educação em Direitos Humanos (R. Almirante Tamandaré, 1133 - Alto da XV | Curitiba/PR).

Informações e inscrições:

(41) 3362-9956 / 3362-8270 / 3362-3485 | www.esedh.pr.gov.br

Seminário ESEDH

Módulo 1 - Educação e Direitos Humanos: fundamentos básicos e conceitos

05/abril - Direitos Humanos: História e teorias em debate - Profª Drª Karla Pinhel
Panorama sociohistórico do nascimento e consolidação do conceito de direitos humanos, a partir dos momentos de ruptura da ordem estabelecida, em especial ao longo do século XIX (as revoluções modernas e afirmação dos direitos civis, políticos, econômico-sociais e culturais); as concepções de direitos humanos à luz das ciências humanas.

10/abril - Os direitos humanos no Brasil: passado e presente - Profª Drª Heloísa Câmara
Panorama das lutas pela afirmação dos direitos humanos no Brasil - a escravidão, as lutas contra os períodos de ditadura; a formação das organizações de direitos humanos no Brasil; a Constituição Federal de 1988 e as legislações protetivas dos direitos humanos; o momento atual e os direitos humanos.

19/abril - Educação em direitos humanos: conceitos, possibilidades e desafios para a escola - Profª Drª Regina Bley
A história da educação em direitos humanos no âmbito global e no Brasil; a construção do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, concepção, fundamentos e princípios gerais; a educação em direitos humanos na educação formal e não-formal; implicações pedagógicas e metodológicas.

Módulo 2 - Temas contemporâneos na perspectiva dos direitos humanos

26/abril - Gênero e diversidade sexual: equívocos, violações e avanços - Profª Drª Anelise Montañes Alcântara
Breve histórico, conceitos. Discriminação e preconceito. “Ideologia de gênero” como equívoco conceitual. Comportamentos homofóbicos. Gêneros e diversidade na escola.

03/maio - Questões étnico-raciais: violações e políticas públicas de inclusão social - Profº Me. Thiago Hoshino e Profª Drª Edimara Soares
Formação étnica brasileira. O mito da democracia racial. Preconceito e discriminação. As políticas afirmativas. A pluralidade cultural na escola como política de inclusão.

10/maio - Violência e direitos humanos: as políticas de segurança pública e a questão da cidadania - Profº Dr. Rodrigo Bueno Gusso
A violência como comportamento pessoal e institucional. O encarceramento como política de segurança. Os limites das ações de segurança e o respeito aos direitos humanos.

17/maio - Direitos da criança e do adolescente: violações e conquistas - Profª Drª Jucimeri Isolda da Silveira
Conceito de criança e adolescente. Criança e adolescente como seres portadores de direitos - recuperação histórica, social e política dos dois conceitos. Pactos, convenções sobre os direitos das crianças e adolescentes. O papel do poder público brasileiro na proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. O ECA e a sua compreensão equivocada. Os principais desafios para o momento atual.

22/maio - Direitos humanos e a diversidade sociocultural: políticas públicas e práticas de inclusão - Profº Dr. José Antônio Peres Gediel
Conceitos de igualdade e diferenças. As minorias. A interculturalidade como perspectiva de inclusão.

Informações e inscrições:

(41) 3362-9956 / 3362-8270 / 3362-3485 | www.esedh.pr.gov.br