Programa Cartão Comida Boa já está nos 399 municípios do Paraná e beneficia mais de 50 mil famílias 05/01/2022 - 18:20

Os escritórios regionais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho já entregaram os cartões do Programa Cartão Comida Boa nos 399 municípios do Paraná. Até o momento foram desbloqueados 50.101 cartões e até a manhã desta quarta-feira já foram utilizados R$ 3.483.799,34 pelas famílias em situação de extrema vulnerabilidade. De acordo com o secretário Ney Leprevost, o principal objetivo deste programa é contribuir para a diminuição da pobreza, garantia de segurança alimentar e a redução da desigualdade social no Estado.

“A pandemia da Covid-19, infelizmente além de vidas, levou a esperança de muitas famílias. Muitas pessoas ficaram em dificuldades. O Cartão Comida Boa veio para garantir o alimento para estas famílias”, afirma o secretário Ney Leprevost.

A iniciativa do governo Carlos Massa Ratinho Junior é coordenada pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. Os beneficiados recebem um crédito de R$ 80 para serem utilizados nos estabelecimentos conveniados para compra de artigos de primeira necessidade.

Nos próximos dias, as equipes de assistência social dos municípios deverão realizar o contato com as pessoas que têm direito ao cartão e ainda não foram retirá-lo, o que deve acelerar a distribuição do benefício.

Para o benefício chegar rápido possível nas mãos das famílias, cada município promoveu uma força-tarefa para entregar os cartões a seus titulares. A regional de Curitiba já distribuiu 11.969 cartões, a de Londrina 9.999 e a de Ponta Grossa 2.909.

Programa estadual - No total, o programa deve atingir, em todo o Estado, mais de 90 mil famílias em situação de extrema pobreza, que não são atendidas pelo programa de transferência de renda do Governo Federal (Auxílio Brasil).

Os beneficiários têm 90 dias para retirar o cartão. Após esse período, ele é bloqueado. A orientação da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho é fazer a entrega através dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). No entanto, cada município tem autonomia para definir os locais. Em caso de dúvidas, o beneficiário deve entrar em contato com a secretaria de assistência social do município.

O programa prevê que, a cada 90 dias, seja gerada uma nova lista de beneficiários, verificando se as famílias continuam atendendo aos critérios de habilitação.

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, com apoio da Celepar, disponibiliza um site para esclarecimento de dúvidas - https://www.justica.pr.gov.br/ComidaBoa

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)