Programa Aprendiz


Criado em 2004, pelo Governo do Estado do Paraná, contou com a colaboração de outras instituições na sua elaboração, dentre elas a Procuradoria Regional do Trabalho, a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público Estadual.
Através deste programa, adolescentes entre 14 e 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas recebem oportunidades de profissionalização, aliando o estímulo ao estudo à prática profissional. Contratados na condição de aprendizes em serviços administrativos pelos órgãos do Governo Estadual, os adolescentes desenvolvem atividades com o acompanhamento de um orientador, recebem meio salário mínimo regional, benefícios trabalhistas e previdenciários e ainda participam de curso de qualificação profissional na área administrativa.
Através da Lei Estadual nº 15.200/2006, foram criadas 700 vagas para aprendizes em órgãos da administração pública estadual direta, autárquica e outras empresas públicas.

Desde sua implantação, mais de 2.000 adolescentes foram atendidos.

 

Objetivo do Programa Aprendiz

Oferecer oportunidade de profissionalização a adolescentes entre 14 e 18 anos através da contratação, na condição de Aprendizes, em serviços administrativos nos órgãos públicos da Administração Direta, Autárquica e Empresas Públicas do Paraná.
Possibilitar a inclusão educacional e social destes jovens, aliando o estímulo ao estudo à prática profissional, ampliando sua perspectiva de futuro.



Saiba mais:

Público-Alvo

Consulte a Legislação

Contato com a Coordenação

Notícias sobre o Programa Aprendiz

Acesse os documentos:

Procedimentos para contratação e desligamento do Aprendiz

Termo de Acordo para contratação do Aprendiz

Manual da Aprendizagem - O que é preciso saber para contratar o jovem aprendiz