Conselho Estadual da Juventude cria Plataforma Antirracista para garantir os direitos da população jovem negra no Paraná 20/01/2021 - 20:09

Contribuir com o desenvolvimento dos direitos da juventude negra no Estado, bem como colaborar na luta contra o racismo e contra as violências enfrentadas por essa parcela da população será o foco da nova Plataforma Antirracista, um documento desenvolvido e aprovado pela Comissão de Comunicação, Mobilização e Articulação do Conselho Estadual da Juventude (Cejuv), vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

A plataforma será lançada em fevereiro e apresenta 10 propostas para serem desenvolvidas até o fim do mandato atual do Cejuv, previsto para final de 2021. “Serão adotadas medidas necessárias para a concretização de um conjunto de ações contra o racismo no Paraná, de modo a promover os direitos da juventude negra e da população negra em geral”, destacou Leprevost. 

O documento ainda inclui metas e ações específicas para as populações negra e indígena (com atenção especial a jovens de 15 a 18 anos em situação de acolhimento institucional) em todos os eixos do Plano Estadual de Juventude do Paraná.

De acordo com o presidente do Cejuv, Fauze Salmen Neto, “as ações propostas são práticas essenciais para a próxima edição da Conferência Estadual de Juventude, como também para a construção da nova edição do Plano Estadual de Juventude, onde será possível incluir propostas ainda mais amplas e completas, já que são importantes espaços de participação democrática das juventudes”. 

O coordenador da assessoria técnica de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Samuel Tives, afirma que esta é mais uma plataforma interativa que busca a participação dos jovens paranaenses na construção de políticas públicas igualitárias e humanas.
 
(Via Assessoria de Imprensa – Luiz G. Mazza Neto).