Ratinho Junior e Ney Leprevost entregam casas em Novo Itacolomi 24/01/2020 - 18:07

O Governo do Paraná entregou nesta sexta-feira (24/01) 42 casas em Novo Itacolomi, na região do Vale do Ivaí. O Residencial João Rossatto recebeu investimentos de R$ 2,4 milhões por meio do programa Nossa Gente Paraná, parceria da Cohapar com a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Presentes ao evento o governador Carlos Massa Ratinho Junior; o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; e o prefeito Moacir Andreolla.

O Programa Integrado de Inclusão Social e Requalificação Urbana do Nossa Gente Paraná tem um investimento total de US$ 100 milhões e oferta uma rede de serviços para as famílias em vulnerabilidade social. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financia o programa, que atenderá, no total,  22 mil famílias, dos 156 municípios considerados prioritários. Parte do investimento, que soma R$ 76,6 milhões, será destinada especificamente a projetos de habitação para famílias residentes em condições precárias, com a construção de conjuntos residenciais e obras de urbanização.

Além da habitação, o programa abrange ações nas áreas de agricultura e abastecimento, assistência social, ciência e tecnologia, desenvolvimento urbano e meio ambiente, esporte, lazer e cultura, saneamento e energia elétrica, segurança alimentar, segurança pública, entre outras.
As ações da habitação estão sendo elaboradas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), responsável pela assessoria e acompanhamento técnico da construção de novas moradias, reformas, regularização fundiária para famílias que ocupam áreas de risco, ilegais ou de proteção ambiental com pouco ou nenhum acesso ao sistema de serviços públicos, além de articular a reabilitação ambiental das áreas desocupadas.

Outros municípios que também estão com projetos de habitação em desenvolvimento são: Cantagalo, que atenderá 125 famílias na Vila Chimin; Prudentópolis, que prevê auxílio a 83 famílias da Vila Santana; Wenceslau Braz, que atenderá 108 famílias na Vila Sem Teto; Laranjeiras do Sul, que atenderá 128 famílias na Vila Caic; e Imbituva, que prepara o auxílio para 196 famílias residentes nos arredores da Vila Zezo. O investimento previsto é de R$ 48,4 milhões.