Secretaria da Justiça firma parceria com Senai para oferecer cursos de qualificação profissional nas Unidades Socioeducativas no Paraná 26/05/2020 - 16:37

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, estabeleceram uma parceria que possibilita a oferta de cursos de qualificação profissional, de forma presencial e gratuita para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade nos 19 Centros de Socioeducação (Censes) e 9 Casas de Semiliberdade, vinculadas ao Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease) da pasta.

O projeto começará a funcionar quando for autorizado o retorno das atividades presenciais no Estado e ocorrerá em duas ações: uma é a disponibilização de vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional, ofertados nas dependências do Senai, para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de restrição de liberdade nas Unidades de Semiliberdade do Paraná, e a outra é o oferecimento de cursos nas próprias dependências das unidades de internação.

“Desde que a pandemia começou temos realizado diversas ações para garantir que as atividades continuem acontecendo nos nossos Censes e Casas de Semiliberdade, pois temos o compromisso com as famílias e com os adolescentes vinculados as nossas unidades socioeducativas, de auxiliá-los a organizar o presente e criar perspectivas de futuro desvinculados da prática de ato infracional. Através desses cursos profissionalizantes vamos capacitá-los para o mercado de trabalho e para a vida fora das nossas unidades”, explica secretário da Sejuf, Ney Leprevost.

De acordo com o chefe em exercício do Dease, Amilton Antônio de Oliveira, a execução desse projeto é de extrema importância, “porque beneficiará adolescentes e jovens em todo o estado do Paraná, e servirá para fortalecer ainda mais as atividades já realizadas com aqueles jovens que estão em privação ou restrição de liberdade”.  

Serão ofertados diferentes cursos nas várias unidades, conforme disponibilidade de vagas, para todos os adolescentes, maiores de 14 anos, que cumprem medidas socioeducativas, e que tenham interesse por qualquer uma das seguintes áreas de atuação: auxiliar administrativo, auxiliar de confecção, auxiliar de serviços automotivos e auxiliar de informática. Os cursos possuem carga horária de 160 horas e fazem parte do Programa executado pelo Senai – “O Caminho da Profissão”.

Os cursos constituem uma ação importante no contexto do Sistema de Atendimento Socioeducativo, como reforça a responsável pela Divisão de Formação Educacional e Profissional do Dease, Andrea Kravetz, “Este Termo de Cooperação é fruto de um trabalho de aproximadamente dois anos, onde batalhamos muito para estabelecer uma parceria que contribua para o desenvolvimento integral dos adolescentes privados de liberdade”, diz.

A parceria entre a Sejuf e o Senai configura-se como uma estratégia essencial para o enriquecimento das demais ações educacionais ofertadas aos adolescentes, proporcionando oportunidades de reflexão e de autoconhecimento, a partir das experiências vividas e dos conhecimentos adquiridos.

GALERIA DE IMAGENS