Athletico, Urbs e Cinemark aderem à campanha contra o tráfico de pessoas 10/07/2025 - 13:43
A Arena da Baixada, em Curitiba, que normalmente é iluminada de vermelho, vai ganhar uma nova cor, azul, nos dias em que não houver jogos em julho. O Athletico Paranaense aderiu à campanha Coração Azul, de combate ao tráfico de pessoas. O CAP soma-se a outras empresas e instituições no esforço de conscientização contra a exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal, servidão doméstica, servidão por dívida e tráfico de órgãos.
Quem usa as linhas de ônibus de Curitiba também receberá uma mensagem de alerta: por meio de vídeo exibido nas telas dos veículos, os passageiros serão convidados a uma reflexão sobre o crime e chamados a denunciar o tráfico de pessoas, que atinge homens, mulheres e crianças no Brasil e no mundo.
A rede de cinemas Cinemark informou que reconheceu a relevância do tema e é outra empresa que integra o esforço, exibindo antes dos filmes em algumas salas uma peça audiovisual produzida pelo Governo do Paraná que alerta para uma das mais graves violações de direitos humanos. A mesma peça está sendo exibida desde o começo do mês nas salas de cinema da rede Cineplus.
A mobilização da sociedade é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que há 11 anos aderiu à campanha internacional Coração Azul, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 30 de julho é o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e diversas ações estão programadas para o mês, como distribuição de materiais educativos, seminários e palestras.
“Eu tenho certeza de que para combater esse crime não basta o esforço de um só. É preciso união do governo, das empresas e da sociedade. E fico feliz em ver que cada vez mais pessoas estão despertando para a importância da denúncia. Quando a gente alerta, a gente protege, quando a gente denuncia, a gente salva. E é isso que tem acontecido, cidadãos conscientes que se unem a nós nesse propósito de justiça e proteção, em busca do bem comum”, comenta Valdemar Jorge, Secretário de Estado da Justiça e Cidadania.
Em caso de suspeita, a denúncia deve ser feita pelo Disque 100, pelo telefone 180 ou 181. A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Silvia Cristina Xavier, explica que esse crime pode se manifestar de diferentes formas e todas têm em comum a exploração da vulnerabilidade das vítimas, muitas vezes aliciadas por falsas promessas de emprego, estudo ou melhores condições de vida.
“Se nós observarmos, ele faz parte do nosso cotidiano, mas não conseguimos perceber, porque estamos com a cultura de enfrentamento ao tráfico de drogas e não ao tráfico de pessoas. Falar sobre isso é dizer para a população: preste atenção, preste atenção nas ofertas de emprego com preços exorbitantes, verifique se isso é real, fique atento”, alerta.
A campanha conta com outras parcerias, como as empresas Planalto, Ouro e Prata, Catarinense, Santa Maria, Princesa dos Campos, Nordeste, Garcia e Penha, que se disponibilizaram a apoiar com a distribuição de lanches para as equipes envolvidas em ações de conscientização.