Com incentivo ao ID Jovem e economia criativa, Governo leva programas a quase 5 mil jovens 02/01/2023 - 11:35

A Assessoria Técnica da Juventude, vinculada à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), totalizou quase 5 mil atendimentos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Eles são referentes à divulgação e cadastro dos programas ID Jovem e Co.Liga, e aconteceram em diversos municípios do Estado.

O Programa Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, do governo federal, dá direito a meia-entrada em eventos culturais, esportivos e artísticos, além da assegurar reserva de assentos em viagens interestaduais, em ônibus, trens e barcos de classe convencional. Ele garante, ainda, isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais.

Já o Co.Liga é uma escola livre, voltada a jovens a partir de 18 anos, que visa promover a inclusão no campo da Economia Criativa. São ofertados cursos gratuitos e de curta duração nas áreas de Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais. Além disso, há temas transversais como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais, que dão suporte à trajetória dos jovens.

“A atuação em prol da juventude é essencial e deve ser feita de todas as formas possíveis. Garantindo direitos aos jovens, estamos abrindo portas para que possam transformar seus rumos de vida por meio do acesso à cultura, educação e qualificação profissional, por exemplo”, destacou o secretário da Sejuf, Rogério Carboni. De acordo com ele, os 26 Centros da Juventude espalhados pelo Estado levam emancipação social aos jovens em vulnerabilidade, principalmente por meio da cultura, informação e qualificação.

ALCANCE – As ações de atendimento e cadastramento do ID Jovem e Co.Liga no Paraná foram promovidas nos Centros da Juventude e em eventos do Programa de Interiorização, municipalização e nas Feiras Paraná em Ação da Sejuf.

Nos Centros da Juventude houve 385 atendimentos, levando o ID Jovem e o Co.liga aos municípios da Lapa (40), Piraquara (50), São José dos Pinhais (35), Palmas (30), Toledo (80), Campo Largo (50) e Pinhais (100).

As ações do Governo do Estado voltadas a este público também chegaram ao Litoral do Estado durante a temporada passada de verão (21/22). Segundo o balanço da Sejuf, foram 300 atendimentos. Outros 405 ocorreram em iniciativas de municipalização do atendimento nos municípios de Antonina (50), Morretes (40), Guaratuba (35) e Pontal do Paraná (30), no Litoral, e Araucária (50), Colombo (100) e Almirante Tamandaré (100), na Região Metropolitana de Curitiba.

INTERIOR – Nas ações de Interiorização da Coordenação da Juventude, 940 atendimentos para apresentação e cadastro do ID Jovem e Co.Liga ocorreram em Umuarama (100), Maringá (150), Ponta Grossa (80), Foz do Iguaçu (120), Cascavel (100), Campo Mourão (75), Faxinal (60), Toledo (80), Pato Branco (75) e Francisco Beltrão (100). Houve, ainda, uma ação especial em Adrianópolis, voltada a uma comunidade quilombola, que recebeu 50 pessoas.

PARANÁ EM AÇÃO – Uma das iniciativas utilizadas para promoção dos programas ID Jovem e Co.Liga para o maior número possível de regiões foi a integração à feira Paraná em Ação, que percorre o Estado levando diversos serviços gratuitos do Governo do Estado, prefeituras e demais parceiros à população. Ao todo, a Coordenação da Juventude esteve em 43 edições do evento.

Estas participações totalizaram 2.850 atendimentos nos seguintes municípios: Abatiá (50), Almirante Tamandaré (65), Apucarana (100), Assis Chateaubriand (40), Antonina (30), Araucária (60), Assaí (30), Balsa Nova (50), Cambará (50), Carlópolis (35), Cascavel (75), Campo Mourão (80), Colombo (150), Cornélio Procópio (60), Curitiba (300), Cruz Machado (50), Cruzeiro do Oeste (50), Fazenda Rio Grande (75), Foz do Iguaçu (200), Francisco Beltrão (90), Goioerê (40), Guarapuava (100), Guaratuba (50), Irati (80), Ibaiti (35), Itapejara (30), Itaperuçu (60), Jandaia do Sul (40), Loanda (30), Marechal Cândido Rondon (60), Mariluz (30), Medianeira (60), Paranaguá (75), Porecatu (30), Piraquara (80), Santa Isabel do Oeste (50), Santo Antônio da Platina (40), Tapejara (50), Telêmaco Borba (75), Tomazina (50), União da Vitória (40), Paulo Frontin (45) e Capanema (60).