Dia Mundial da Doença de Alzheimer alerta para os cuidados com a memória 20/09/2019 - 18:48

Neste sábado (21/09) é comemorado o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, e a data serve para alertar sobre a importância dos cuidados com a memória e do diagnóstico precoce.  

Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo, e por isso é fundamental levar ao público esclarecimento sobre a doença, a importância de exames preventivos e proporcionar informação e apoio aos familiares, cuidadores e profissionais de saúde que atendem pessoas com Alzheimer e outras demências.

Demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção. A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns de demência, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) reforçam o compromisso primordial de defesa dos direitos dos idosos, bem como o respeito, dignidade e inclusão, assim como o cuidado e qualidade no tratamento de qualquer demência.

Estima-se que a cada 3 segundos alguém desenvolve demência no mundo, o que implica em mais de 9,9 milhões de novos casos a cada ano.

Cada pessoa com demência é única, mantendo suas características e atributos, apesar de compartilhar sintomas comuns ao diagnóstico.

 É importante reconhecer que existem diferentes fases no curso da doença. A pessoa com demência em fase inicial será capaz de realizar várias atividades com e sem ajuda, por anos; a pessoa com demência na fase moderada irá requerer maior orientação e apoio; enquanto a pessoa na fase grave precisará de cuidado total e amor.

Promover uma sociedade em que a pessoa com demência e seus cuidadores sejam incluídos, apoiados e tenham a oportunidade de viver a melhor qualidade de vida possível é responsabilidades de todos.

GALERIA DE IMAGENS