Diretores da socioeducação discutem gestão e planejamento em reunião estadual 06/11/2025 - 11:36

A Secretaria da Justiça e Cidadania realizou nesta quarta-feira (5) no Palácio das Araucárias, em Curitiba, uma reunião geral com diretores da socioeducação do Estado. O encontro contou com a presença do secretário Valdemar Jorge e dos diretores das 28 unidades de socioeducação, entre censes e casas de semiliberdade, e teve participação remota de diretores assistentes e chefes de segurança. 

O diretor de Justiça, Gerson Faustino, destacou que a reunião teve como objetivo aproximar os setores de gestão e planejamento, administração, financeiro e tecnologia, a fim de compreender as demandas existentes, agilizar a comunicação com os diretores das unidades e atender de forma mais eficiente às necessidades da socioeducação como um todo. 

“Essas reuniões são extremamente importantes para que estejamos alinhados ao planejamento estratégico, de modo a promover o descontingenciamento de vagas, o aprimoramento do sistema de socioeducação e o direcionamento de ações voltadas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos adolescentes, além de garantir uma custódia mais humanizada”, explicou Faustino. 

Na reunião, os diretores da socioeducação discutiram temas administrativos e estruturais, como contratações, novos contratos de veículos e vigilância e aquisição de materiais e mobiliário. Também foram abordadas ações voltadas à profissionalização dos adolescentes, fiscalização de contratos, melhorias nos serviços das unidades e reforço dos protocolos internos. O encontro incluiu, ainda, debates sobre o Plano Estadual de Socioeducação (PEAS), o Plano de Carreira e a gestão de vagas e as diretrizes do Plano Decenal do Sistema Socioeducativo.

Durante o evento, foram entregues antenas de Wi-Fi e telefones celulares para todos os diretores com o objetivo de aprimorar a comunicação na socioeducação, tanto com os adolescentes como com seus familiares. A iniciativa também visa melhorar a realização de audiências, atendimentos da Defensoria Pública e do Ministério Público, além de outros procedimentos legais realizados por videoconferência.