Governo do Paraná trata do Cartão Futuro no Fórum de Aprendizagem do Paraná 25/05/2022 - 17:04

O secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, participou na última segunda-feira (23) da reunião online do Fórum de Aprendizagem do Paraná. Na oportunidade, ele apresentou o Cartão Futuro, um projeto inovador no Brasil que trata do primeiro emprego, da aprendizagem, e do incentivo às empresas que a ele aderem em todo o estado. 

Rogério Carboni anunciou que a Sejuf está aprimorando o sistema do Cartão Futuro. “Para possibilitar isso, dependemos da aprovação de um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa do Paraná nos próximos dias. O objetivo é que os formadores possam ser os intermediários da contratação dessa mão de obra”, explicou o secretário. “Desejamos que essas mudanças promovam, de fato, efetividade a esse programa tão importante, porque ele é o primeiro na história no Brasil”, ressaltou.

O secretário da Sejuf enalteceu a participação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) no fortalecimento dessa política pública. “A participação do Cedeca e do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA) com os recursos que são aportados, e a preocupação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior em fazer com que esse projeto evolua, são primordiais”, disse Carboni.

Segundo ele, os avanços buscados para modernizar e aprimorar o programa Cartão Futuro vão fazer com que os bons resultados dele se multipliquem com mais agilidade.

COMO FUNCIONA – O programa é administrado pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. São repassados para as empresas participantes R$ 300 por mês para cada jovem contratado e R$ 450 se for pessoa com deficiência ou egresso do sistema socioeducacional.

O Cartão Futuro é voltado exclusivamente para membros de famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo – incluídas nesta média eventuais auxílios econômicos de programas similares – e cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Os jovens devem obrigatoriamente estar matriculados e/ou frequentando regularmente o Ensino Fundamental, Médio ou EJA. Para as vagas de aprendizagem, obrigatório que as inscrições sejam realizadas por intermédio das Agências do Trabalhador em todo o Estado do Paraná. Para isso, o jovem deve comparecer a uma unidade do Sine Paraná com a documentação solicitada.

GALERIA DE IMAGENS