Ônibus Lilás volta a circular em 2022 para prestar orientação psicológica e jurídica às mulheres vítimas de violência 15/02/2022 - 13:52

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho anuncia que o Ônibus Lilás, unidade itinerante que presta auxílio às mulheres, retorna aos atendimentos nesta quarta-feira, dia 16, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. O Ônibus Lilás estará na Rua Carlos Eduardo Nichele, 1542, bairro Pioneiros, para prestar orientação contra violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, jurídica e assistência social. O secretário Ney Leprevost lembra que o combate a qualquer tipo de violência é uma das prioridades do Governo Carlos Massa Ratinho Junior.

“Políticas públicas são importantes para a prevenção e enfrentamento da violência. O Ônibus Lilás é equipado para garantir a privacidade e o sigilo no atendimento individual às mulheres. Para atender à população nos diversos municípios, todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias locais são adotados. E para que os atendimentos presenciais aconteçam de forma segura no interior do ônibus, apenas uma pessoa por vez será atendida”, assegura o secretário Ney Leprevost.

O Ônibus Lilás é vinculado ao Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher e, de acordo com a chefe do Departamento, Mara Sperandio, “o Paraná trabalha fortemente para que as mulheres se sintam cada vez mais protegidas. O Ônibus Lilás é um instrumento facilitador para isso. Agradeço muito ao secretário Ney Leprevost pelo apoio e incentivo dado a esse projeto, de grande relevância social”, disse.

PRÓXIMAS CIDADES – No mês de fevereiro, o Ônibus Lilás estará presente na Feira da Cidadania do Bairro Alto. No mês de março, estará presente no dia 11 em Marechal Cândido Rondon, dias 15 e 16 em Douradina, dia 18 em Palotina, dia 24 em Curitiba (Feira da Cidadania). Os municípios visitados são previamente definidos em conjunto com as prefeituras e atendem durante o dia todo (das 9h às 17h). Também são atendidas as localidades mais distantes do Paraná, como assentamentos, aldeias indígenas, comunidades rurais e quilombolas.

O QUE É O ÔNIBUS LILÁS - A unidade conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica de onde e como podem buscar ajuda. As pessoas atendidas têm acesso a material gráfico para conscientização de seus direitos. O veículo faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o que preconiza a Lei Maria da Penha, em seu artigo 1º, parágrafo 1º: "o poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour).