Programa Criança Feliz no Paraná é reconhecido pelo Ministério da Cidadania como um dos melhores do país 28/09/2021 - 19:45

*Fotos registradas antes da pandemia

O Ministério da Cidadania fez um reconhecimento público ao Programa Criança Feliz Paraná como um dos melhores do país na atuação junto à primeira infância. “Este reconhecimento nacional é o que nos impulsiona a trabalhar cada vez mais. Principalmente neste momento de pandemia, uma vez que o programa acaba de ser estendido para crianças, que perderam pais ou cuidadores durante o Covid-19”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

A coordenadora técnica do Programa Criança Feliz, Andressa Cristina Busatto, foi quem representou a equipe paranaense no Seminário Nacional do Programa Criança Feliz/Mês da Primeira Infância e a ela foi entregue a condecoração pelo Ministério da Cidadania.

AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA – Retomado em 2019, com a iniciativa do secretário Ney Leprevost no comando da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, o Criança Feliz Paraná se transformou em programa oficial do Estado, através do Decreto 7.358 assinado em 14 de abril deste ano pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que também institui o Comitê Intergestor do Programa Criança Feliz.

O público prioritário são as gestantes e crianças de até 72 meses e suas famílias sendo:

 - Gestantes e crianças de até 36 meses inseridas no Cadastro Unico para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

 - Crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada-BPC;

- Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medidas judiciais protetivas:

- Crianças de até 72 meses inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CaduÚnico) e que perderam um de seus responsáveis familiares, independente da causa morte, durante o período de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional decorrente da Covid-19.

ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA – Atualmente o Criança Feliz Paraná abrange 73 municípios e está subordinado a Diretoria de Desenvolvimento Social da Sejuf. “Rapidamente conseguimos triplicar a participação dos municípios no programa. O advento da pandemia nos obrigou a suspender o credenciamento dos municípios, mas não o Programa que não deixou de atender nenhuma família no Estado”, disse Carlos Bostelmann Neto, coordenador estadual do programa.

E complementou que “a meta é envolver 300 municípios do estado até o final de 2022, e que só não serão contemplados todos os municípios do Estado porque alguns deles não são elegíveis por não atingirem os parâmetros designados”.

A etapa da ampliação de participação dos municípios no Programa Criança Feliz do Paraná envolverá a Região Metropolitana de Curitiba e demais municípios do Estado. Para participar do Programa Criança Feliz, é necessário que a família mantenha atualizado seus dados no Cadastro Único (CadÚnico), principalmente quando houver gestantes e crianças até três anos na composição familiar.

No caso do município, os critérios de elegibilidade é ter Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com registro no CADSUAS. E pelo menos 140 pessoas do público alvo do Programa.

Criança Feliz Paraná - Realizando visitas domiciliares periódicas, os profissionais capacitados chamados de visitadores acompanham às gestantes, mães, pais e/ou cuidadores das crianças na faixa de zero a seis anos para que venham a estimulá-las nos aspectos psicológicos, psicossomáticos e cognitivos, ou seja, apoio e acompanhamento do desenvolvimento integral na Primeira Infância. Também no exercício da parentalidade, fortalece os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na primeira infância.

Uma vez dentro das casas os visitadores têm toda a possibilidade e treinamento necessário a fim de fornecer apoio necessário para favorecer o desenvolvimento infantil e orientar as ações integrais à saúde da criança.

A equipe do Programa Criança Feliz Paraná e composta pelo coordenador estadual, Carlos Ricardo Bostelmann Neto, pela coordenadora técnica e multiplicadora, Andressa Cristina Busato, e pelos multiplicadores, Andriely Simão, Jorge Cury Madi Neto e a residente técnica Karen Alves.

(Via assessoria de imprensa - Josias Lacour)