Projeto Rap na Medida promove oficinas musicais no Cense de Foz do Iguaçu 04/02/2026 - 10:52
O Centro de Socioeducação (Cense) de Foz do Iguaçu, uma das 28 unidades socioeducativas administradas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), recebeu nesta terça-feira (03) o projeto Rap na Medida, uma iniciativa que promove oficinas de música e a produção de um videoclipe com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. A ação integra o Plano de Ação Anual da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI), do Governo Federal, e está alinhada às diretrizes de promoção dos direitos humanos, da cultura de paz e da prevenção da violência.
É a segunda vez que o projeto chega ao Cense, após a realização de atividades em 2024. As ações serão desenvolvidas ao longo de uma semana e devem envolver cerca de 20 adolescentes, organizados em grupos nos períodos da manhã e da tarde. Durante as oficinas, os participantes irão compor coletivamente uma música, que será gravada em formato de videoclipe, em cenário desenvolvido pelos próprios adolescentes. O projeto será conduzido pelo rapper, geógrafo e arte-educador Renan Inquérito, profissional com experiência em ações culturais e educativas junto a adolescentes e jovens, incluindo atuações anteriores em unidades socioeducativas.
Alex Sandro da Silva, Coordenador de Gestão da Socioeducação do Paraná, fala sobre a importância da iniciativa no processo de desenvolvimento dos adolescentes. “Os meninos utilizam as linguagens do hip-hop, que dialogam diretamente com a realidade dos adolescentes que estão nas unidades. Há uma identificação com essa cultura e o projeto contribui para o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e também para a inclusão dos adolescentes, valorizando suas habilidades artísticas e criativas”, ressalta. “É importante destacar que o projeto é custeado com recursos do Plano PNAISARI, um plano de ação desenvolvido anualmente em parceria entre a equipe da unidade e a equipe de saúde do município, que tem como objetivo promover ações voltadas ao cuidado com a saúde e a autoestima de todos os adolescentes”, acrescenta Silva.
O videoclipe será divulgado em plataformas digitais, respeitando integralmente as normas de proteção à imagem, à identidade e à dignidade dos adolescentes, reforçando o compromisso da política socioeducativa com a educação, a cultura e a cidadania.



