Secretaria da Justiça, Família e Trabalho implanta protocolo de atendimento humanizado no Disque Idoso 05/10/2020 - 20:02

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná (Sejuf), na gestão do deputado federal Ney Leprevost, vêm implementando um atendimento diferenciado no serviço do Disque Idoso no Estado. Para isso, a Sejuf promoveu uma capacitação dos servidores permitindo um diagnóstico da situação da violência em todo o Estado e oferecendo um atendimento de escuta humanizada à Pessoa Idosa visando o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na proteção dos idosos. Esta ação resultou no aumento do número de denúncias de violência contra a pessoa idosa, registrada nos relatórios de atendimento do Disque Idoso.

De janeiro a setembro de 2020, durante o isolamento social imposto pela pandemia do Coronavírus, o Disque Idoso recebeu 1660 denúncias, com mais de seis mil tipos de violação contra idosos, em especial a violência financeira, com apropriação ilícita do patrimônio como bens, dinheiro, cartão do banco, cartão de benefícios (33%), seguida de abandono (14%), negligência (13%), agressão verbal e psicológica (12%) e agressão física (10%), entre outros.

“Constatamos um crescimento de 87% no número de denúncias, de setembro de 2019 a setembro de 2020”, explicou o secretário Ney Leprevost, salientando a importância de denunciar pelo número 08000 41 00 01 do Disque Idoso, um serviço telefônico estadual gratuito e sigiloso, ligado a um banco de dados com orientações sobre os direitos da pessoa idosa, registro de denúncias, encaminhamentos, informações e sugestões sobre serviços públicos.

Agressores - O relatório do Disque Idoso mostra que 91% dos casos de violações acontecem por familiares da vítima, cujo principal agressor é o filho, seguido do cônjuge e netos. Em 73% dos casos, o agressor convive na mesma casa com a pessoa idosa e, geralmente são dependentes financeiramente dos pais em idade avançada.

Na maioria dos casos os vínculos familiares estão fragilizados e permeados pela violência transgeracional; isolamento social e padecimento pela depressão e para piorar o quadro, a pessoa idosa depende da família e de seus filhos para a sua manutenção e sobrevivência.

Outros 5% são cometidos por cuidadores, e outros 4% incluem ILPI´s (Instituições de Longa Permanência) e outros.

Os idosos portadores de deficiência ou com outras limitações representam 17% das violações e ocorrem principalmente com os que possuem limitações cognitivas, físicas ou com saúde agravada por doenças severas. “Quando nos referimos à pessoa idosa com deficiência, os dados apontam que as mais agredidas são as que possuem transtorno mental, seguido da deficiência física”, explicou Adriana Santos Oliveira, chefe do Departamento de Política para a Pessoa Idosa, da Sejuf.

Para dúvidas e denúncias, a população pode entrar em contado pelo telefone 08000 41 00 01 do Disque Idoso, que de acordo com o Decreto Governamental nº 4.230/2020, está funcionando, durante a pandemia das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30, ou no Disque Denúncia - telefone 181, com serviço de atendimento 24 horas. Também está disponível o e-mail disqueidoso@sejuf.pr.gov.br

(Via Assessoria de Imprensa – Beth Klein / Luiz G. Mazza Neto).