Secretaria de Justiça, Família e Trabalho alerta jovens sobre o perigo do drinque alterado 16/11/2021 - 13:18

As universitárias MF, AC e G estão entre as 26 vítimas recepcionadas pelo Departamento de Justiça/Núcleo do Departamento de Tráfico de Pessoas (DEJU/NETP), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) que ao ingerirem taças de gin com energético, bebida oferecida gratuitamente às pessoas do sexo feminino em open bar de algumas baladas de Curitiba e região metropolitana, foram parar nos hospitais.

Segundo elas, no local da balada, todas as mulheres podiam tomar quantos gins quisessem até às 20h30. Cerca de duas horas depois, passaram a se sentir cansadas, desejando deitar. Em 15 minutos após ingerir os drinques, mal respondiam o que lhes eram perguntado, permaneciam com os olhos arregalados – zumbi -, sem conseguirem formular frases ou raciocinar. Estavam sem forças para andar, não conseguiam falar. Encontravam-se praticamente desmaiadas, sem forças para levantar.

Por volta das 22h, elas começaram a vomitar em quantidade excessiva. Ao se dirigirem ao toalete encontraram outras mulheres igualmente vomitando. Todas elas muitos pálidas e "desconectadas".

ABANDONADAS À PRÓPRIA SORTE - Ainda segundo os relatos registrados no Departamento de Justiça da Sejuf, ao solicitarem ajuda à uma segurança do local, obtiveram por resposta que deveriam cuidar de seus copos. Terminaram a noite carregadas por seus familiares e amigos, dirigidas ao Hospital das Nações e Hospital Marcelino Champagnat, totalmente inconscientes. No dia seguinte, elas ficaram sabendo que diversas outras meninas tinham passado exatamente pela mesma situação naquele mesmo estabelecimento. Concluíram que foram vitimas de bebida alterada. Esse é o golpe mais recente de que se tem noticia nos relatos feitos ao Departamento de Justiça/Núcleo do Departamento de Tráfico de Pessoas (DEJU/NETP), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) e também nas redes sociais.

O ALERTA DO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA - Diante da gravidade dos relatos, o Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná, por meio de campanha midiática criada pelo Núcleo de Comunicação Social da Sejuf, para alertar sobre o golpe da bebida alterada, especialmente nas baladas clandestinas, destacando algumas informações e orientações que ajudam a identificar a ocorrência desse tipo de caso.

“Esta é a maneira que encontramos para alertar os jovens paranaenses que gostam de se divertir e não devem ser expostos à situações perigosas como estas”, observa Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

RECOMENDAÇÕES ÀS VITIMAS - O Departamento de Justiça do Paraná recomenda: caso você seja vítima, ou presencie, este tipo de crime, procure, primeiramente, atendimento médico e, após, com a cópia do prontuário realize Boletim de Ocorrência, solicitando exame toxicológico para saber a substância a que foi submetido. E caso tenha conhecimento de alguma vítima, busque ligar imediatamente para o 190, em casos de denúncia anônima 181

A campanha pode ser acessada pelas seguintes redes sociais Facebook ou Instagram da Secretaria.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)