Secretaria de Justiça, Família e Trabalho realiza ações em prol da população em situação de rua 19/08/2021 - 19:06

A pandemia agravou as dificuldades da população que está em situação de rua. Embora o cuidado direto destas pessoas seja responsabilidade das prefeituras, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho tem realizado uma série de ações para, pelo menos, diminuir o sofrimento dessas pessoas. No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, o secretário Ney Leprevost destaca a necessidade de sensibilizar as pessoas para promover a defesa, a proteção, e a promoção dos direitos fundamentais previstos na Constituição.

A Sejuf atua através do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política da População em Situação de Rua, que tem realizado ações de destaque durante este ano. No início do inverno, enviou nota técnica aos 399 municípios paranaenses bem como aos Conselhos Municipais da Assistência Social, alertando a necessidade de providências de acolhimento, alimento e agasalhos.

No mês de Agosto, durante as baixas temperaturas, foram realizados, em parceria com a Defesa Civil e demais órgãos, alertas e distribuídos mais de cinco mil quilos de alimentos, além de cobertores, agasalhos e sopas. Equipes da Sejuf percorreram as ruas de Curitiba, nos três dias de maior frio, para oferecer agasalhos e acolhimento.

“É fundamental olhar para o próximo e fazer uma boa ação. Além do frio, convivemos com essa pandemia devastadora, o que torna nossas ações ainda mais importantes. Quero agradecer de coração a todos aqueles que ajudaram”, afirma o secretário Ney Leprevost.

A Comissão da Secretaria realizou um levantamento do número de pessoas que estão em situação de rua no Paraná. No total, 9.653 pessoas foram inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, destes: 42 pessoas do gênero feminino de 0 a 17 anos; 957 do mesmo gênero de 18 a 60 anos; e 48 deste gênero com mais de 60 anos. Do gênero masculino, segmenta-se em 69 pessoas de 0 a 17 anos; 7.866 pessoas de 18 a 60 anos; e 671 com mais 60 anos.

(Via assessoria de imprensa).