Secretário de Justiça, Família e Trabalho recebe propostas deliberadas pela Conferência Estadual de Assistência Social 03/12/2021 - 10:23

O secretário de Justiça. Família e Trabalho, Ney Leprevost, recebeu nesta sexta-feira (3) as propostas deliberadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social e que serão levadas para discussão na Conferência Nacional, que será realizada entre os dias 15 e 18 deste mês. A XIII Conferência Estadual foi realizada durante o mês de outubro e aprovou 20 moções.

A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Larissa Marsolik, apresentou ao secretário o resultado das deliberações dos 274 delegados estaduais. Entre as propostas destacadas estão o incentivo do serviço de proteção em situação de calamidades públicas e de emergências.

A XIII Conferência Estadual de Assistência Social teve como tema central: "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". O tema central foi dividido em cinco eixos temáticos, em que as propostas foram debatidas e priorizadas antes de serem votadas pela plenária final.

Além de receber as propostas deliberadas, o secretário entregou o certificado para equipe que atuou na organização da XIII Conferência Estadual. Foram muitas pessoas envolvidas no processo de organização da Conferência, que foi realizada pela primeira vez na modalidade virtual e garantiu ampla participação de todos os atores do Sistema Único de Assistência Social do Paraná. A Live que transmitiu a Conferência teve mais de 5000 visualizações.

A vice-presidente do Ceas-PR, Andressa Pires Martins, destacou a ação protagonista dos conselheiros e o necessário trabalho conjunto de fortalecimento do Suas "precisamos atuar coletivamente e encontrar estratégias para superar as dificuldades, como fizemos com a realização desta conferência que foi um marco na história da Política de Assistência Social no Estado do Paraná" .

“O objetivo é direcionar ações assertivas para a consolidação e fortalecimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social) nas gestões municipais”, esclareceu a presidente do conselho e chefe do Departamento de Assistência Social da secretaria, Larissa Marsolik.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca).