Sejuf apoia lançamento da campanha do TRE para incentivar jovens a participar das próximas eleições 12/04/2022 - 19:37

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio da Coordenadoria da Juventude, participou na segunda-feira, 11, do lançamento da campanha do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para incentivar jovens a partir de 16 anos a participar das próximas eleições. A campanha “Chegou a hora # Eu Voto!” foi lançada no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e foi conduzida pelo juiz membro da corte do TRE-PR e diretor executivo da escola Judiciária, dr. Roberto Ribas Tavarnaro.

O secretário Rogério Carboni, da Justiça, Família e Trabalho, afirma que “esta campanha do TRE é extremamente relevante e como tal recebe todo o nosso apoio. A Sejuf, por intermédio da Coordenadoria da Juventude, abraça essa campanha porque tem se empenhado ao longo dos anos no trabalho de conscientização dos nossos jovens na prática da cidadania. E isso passa pelo exercício do direito ao voto, que é facultativo aos 16 anos, mas que tem poder de decidir o futuro da nação”.

A ação é promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR). Seu objetivo é incentivar o primeiro título de jovens entre 16 e 17 anos e de 15 anos, desde que completem 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições em 2022. Todos precisam tirar o documento eleitoral até 4 de maio, quando fecha o cadastro (150 dias antes das eleições).

“O Brasil é um dos raros países do mundo em que jovens nessa faixa etária podem votar”, lembrou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que saudou o público em uma gravação em vídeo.

“Com o título, os jovens podem exercer ativamente a cidadania, tão importante para o nosso país”, reforçou o juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária, dr. Roberto Ribas Tavarnaro.

PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS - Além do doutor Roberto Tavarnaro, compuseram a mesa de honra Samuel Tives, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná; a assessora da diretoria-geral do TRE-PR, Daniele Cristine Forneck Franzini, representando o dr. Valcir Mombach; a coordenadora executiva da EJE-PR, Juliana Paula Zigovski; e Marina Chegas de Lima, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).

O público foi formado por representantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP), Colégio Estadual Pedro Macedo, Colégio Estadual Prof. Guido Arzua, Colégio Estadual Paulo Leminski, Colégio Estadual São Paulo Apóstolo e Colégio Estadual Prof. José Guimarães.

No evento, transmitido no YouTube, a servidora Mary Ogawa apresentou as ações e campanhas da Escola Judiciária. A plateia também aprendeu sobre a segurança da votação com o chefe da Seção de Urnas, Roney Cesar de Oliveira.

APOIO DA COORDENADORIA DA JUVENTUDE - Para Samuel Tives, da Coordenadoria da Juventude da Sejuf, “eventos como este promovido pelo TRE do Paraná são fundamentais para reforçar as ações de conscientização do jovem paranaense na vida política de nosso estado e país”.

Em atendimento ao Estatuto da Juventude, em seu Capítulo ll - Dos Direitos dos Jovens, Art. 4º diz que:

O jovem tem direito à participação social e política e na formulação, execução e avaliação das políticas públicas de juventude.

Parágrafo único. Entende-se por participação juvenil:

I - a inclusão do jovem nos espaços públicos e comunitários a partir da sua concepção como pessoa ativa, livre, responsável e digna de ocupar uma posição central nos processos políticos e sociais;

II - o envolvimento ativo dos jovens em ações de políticas públicas que tenham por objetivo o próprio benefício, o de suas comunidades, cidades e regiões e o do País;

III - a participação individual e coletiva do jovem em ações que contemplem a defesa dos direitos da juventude ou de temas afetos aos jovens; e

IV - a efetiva inclusão dos jovens nos espaços públicos de decisão com direito a voz e voto.