Sejuf e CEAS promovem a primeira Reunião Presencial Descentralizada pós-pandemia do COVID-19 em Umuarama 09/04/2022 - 21:30

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) promoveram na última quinta e sexta-feira no município de Umuarama um evento para debater as ações para as famílias em situação de vulnerabilidade do Paraná.

A primeira “Reunião Presencial Descentralizada” contou com a participação de cerca de 400 pessoas, representando os Conselhos Municipais de Assistência Social dos municípios paranaenses, conselheiros titulares e suplentes do CEAS/PR, além de representantes dos serviços municipais da rede socioassistencial, representantes do poder executivo do município, representantes da Defensoria Pública, e das equipes técnicas dos Escritórios Regionais da SEJUF.

O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, falou sobre a necessidade de reunir os conselheiros municipais para discutir a estruturação do SUAS e fortalecer à área que atende as famílias em situação de maior vulnerabilidade e risco social e pessoal no Estado.

“Esse é um evento estratégico que é concretizado com foco nas discussões e enfrentamentos necessários para o atendimento pós-pandemia. Parabenizo o CEAS/PR pelo importante evento de aproximação aos 399 conselhos municipais do nosso Estado. São os conselheiros, que no exercício do controle social, irão fomentar o enfrentamento ao aumento das desigualdades que tem colocado, cada vez mais famílias em situação de vulnerabilidade”, completou o secretário.

Duas palestras e duas mesas orientaram o encontro. A primeira delas foi sobre o “Controle Social no Programa Auxílio Brasil”, realizada pelo professor Uilson Gonçalves Araujo, mediada pelos conselheiros Magali Luiz (Governamental) e Adrianis Galdino Júnior (Sociedade Civil).

Outro tema abordado foi o acompanhamento dos Conselhos Municipais de Assistência Social no reordenamento de programas, serviços e benefícios durante a pandemia, com a exposição da assistente social Luciana Silvestre, mediada pelos conselheiros Ticyana Begnini (Governamental) e Édson Alencar (Sociedade Civil).

O terceiro momento foi sobre a “Organização dos Fóruns da Sociedade Civil”, tendo como foco o fortalecimento da participação social com a professora Ilza Reghini de Moraes.

Para encerrar o encontro, foi realizada uma mesa redonda para debater o impacto sobre os equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) das novas demandas do INSS e o momento de retomada do trabalho no pós-pandemia com a participação de técnicos.

“O resultado desta reunião foi a união de esforços para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social no Paraná, garantindo o princípio de um estado democrático de direito. Os principais pontos de debate, bem como os encaminhamentos da reunião foram registrados por meio da Carta de Umuarama, que será disponibilizada no site do Conselho Estadual de Assistência Social (www.ceas.pr.gov.br) em breve”, explicou a presidente do CEAS/PR, Larissa Marsolik.