Sejuf lança projeto Redesenhando Histórias para capacitar voluntários na área da dermomicropigmentação paramédica de aréolas mamárias 30/03/2022 - 11:20

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, e em parceria com a Vivá Soluções de Políticas Públicas, lança nesta quarta-feira, 30, no Palácio das Araucárias – gabinete do secretário Ney Leprevost -, o Projeto Redesenhando Histórias. O objetivo é capacitar profissionais na área da dermomicropigmentação paramédica de aréolas mamárias. Totalmente gratuito, esse projeto inédito é destinado ao público que deseja capacitar-se com a função de realizar este trabalho de forma voluntária.

Segundo o secretário Ney Leprevost, da Justiça Família e Trabalho, “o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Todo esforço no sentido de amparar a mulher nessa área delicada é relevante. Assim, estamos lançando esse projeto com o objetivo de melhorar consideravelmente sua autoestima e qualidade de vida”.

ESTATÍSTICAS QUE PREOCUPAM - Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2020). Segundo a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de apoio a saúde da mama), os números aumentaram em mais de 20% apenas em 2021, em função da pandemia, visto não terem conseguido realizar o rastreamento. 70% das mulheres com câncer de mama precisam realizar a mastectomia e apenas 20% consegue fazer a reconstrução com próteses ou lipoenxertia, e a demora pode levar até mais de dois anos.

A realização da dermomicropigmentação é indicada como complemento de finalização da reconstrução e também como resgate a autoestima da mulher.

“Sabemos que a dermomicropigmentação paramédica não é um procedimento barato e desejamos que o mesmo possa ser acessível ao maior número de mulheres possível, para tal, estaremos capacitando pessoas que possuam o desejo de voluntariar-se e com isso ressignificar a história dessas mulheres”, observa Mara Sperandio, chefe do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher da Sejuf.

Como é o projeto - O Projeto Redesenhando Histórias é realizado por mulheres demonstrando a empatia e resgatando a autoestima e o psicológico de outras mulheres, seja através do voluntariado ou da reconstrução, com a finalidade de reintegra-las ao convívio familiar e social.

O curso será cedido de forma gratuita pela profissional Simone Borges, pela empresa Vivá - Soluções em Políticas Públicas, em parceria com a Sejuf (Departamento de Garantias dos Direitos da  Mulher) como forma de capacitação de um grupo  voluntário voltado ás causas de mulheres acometidas  pelo câncer de mama.

Conteúdo do curso – O Curso do Projeto Redesenhando Histórias tem o seguinte conteúdo: Fisiologia da fixação de pigmentos; colorimetria aplicada ao tecido mamário; teoria da reconstrução mamária; técnicas de aplicação de micropigmentação corretiva com agulhas lineares e circulares; efeitos especiais de pigmentação de aréolas: pós-mastectomia, mastoplastia, acentuação de cor e aumento e anamnese aplicada à micropigmentação. Nele serão consideradas as seguintes temáticas: entendendo diferentes tipos de reconstrução cirúrgica e a pele; protocolo para atendimento; desenhando aréolas realistas; conhecendo o aspecto realista; cor, luz e sombra – interfaces; efeito 3D; luz e sombra para projeção do mamilo; colorimetria; efeito realista para casos de mastectomia; avaliação de aptidão visual; medidas e passos; biossegurança e legislação  aplicada à micropigmentação de aréola; aplicação; cuidados pós-procedimento; a partir de quanto tempo é possível fazer o procedimento de micropigmentação;  apresentação aparelhos; agulhas pigmentos e anestésicos.

(Via assessoria de imprensa – Josias Lacour)