Servidores e residentes técnicos recebem capacitação para atuar na Secretaria da Justiça e Cidadania 29/04/2025 - 09:35

Através de uma formação híbrida que está sendo oferecida pelo Governo do Estado nesta segunda e terça-feira, 28 e 29 de abril, novos servidores e residentes técnicos estão participando de uma capacitação para atuação na Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná.
Os residentes são profissionais com até três anos de formação em diversas áreas que foram contratados pela pasta para, através de atividades supervisionadas, desenvolver competências em planejamento, execução de políticas públicas, controle e gestão de recursos, por exemplo. O programa também visa contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos novos servidores. 
Entre as principais temáticas da formação que está acontecendo estão legislação, justiça, cidadania, direitos humanos e socioeducação, o que deve embasar e qualificar, de forma inicial, o trabalho dos recém-contratados.

Práticas assertivas
O Secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, deu as boas-vindas aos participantes em nome do Governador, Carlos Massa Ratinho Junior, e destacou a importância do suporte teórico para práticas cotidianas assertivas. “Esse preparo é muito importante para contextualizar os nossos novos servidores e residentes técnicos sobre a gama de atuação e o dia a dia da Secretaria da Justiça. As políticas públicas que desenvolvemos são fundamentais para levar justiça, cidadania e direitos humanos àqueles que mais precisam e a integração às nossas pautas e normativas é decisiva para a qualidade do trabalho”, destacou.
No sistema de socioeducação, que é vinculado à Secretaria da Justiça e coordena 28 unidades no Estado, são 55 novos funcionários, sendo 40 residentes técnicos e 15 servidores. Dos recém-formados, 33 estão lotados em unidades de socioeducação nas áreas de assistência social e psicologia, e 7 na Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, para atuação das áreas de Direito, Pedagogia, Psicologia e  Enfermagem.
O Coordenador do Sistema Socioeducativo – CGS, Alex Sandro da Silva, afirmou que os estudos possibilitarão acesso a temas relevantes para o desempenho das funções. “São palestras que têm como base os princípios da gestão e políticas públicas, bem como as legislações que versam sobre direitos humanos e direitos de crianças e adolescentes, se traduzindo num espaço de integração e colaboração que busca sinergia nos trabalhos em equipe para fortalecer a comunidade socioeducativa”, afirmou.

Palestrantes
Entre os palestrantes, estão a Mestra e Coordenadora Adjunta da Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo, Glória Cardozo; a psicóloga e especialista em Saúde Mental Dra. Luciana Finger; o Agente de Segurança Socioeducativo Luciano Jorge Holler; a psicóloga especialista em psicopatologia e em gestão pública com ênfase em direitos humanos Ana Ligia Bragueto Costa; a psicóloga Larissa Portezan; a enfermeira Karen Cristina Martins; o titular da Defensoria Pública de Infância e Juventude Cível de Curitiba Dr. Fernando Redede Rodrigues; o coordenador da Divisão de Vagas e Informações da CGS, Sr. Amarildo Pereira; e o Doutorando Diego Osmar Rodrigues, que é graduado em Enfermagem com especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde.

Residência técnica
Durante os 24 meses de duração do programa, os residentes receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 3.040,00, além de auxílio-transporte. O programa do Governo do Estado, que começou em 2014, já formou 942 residentes técnicos em Gestão Pública.
A coordenadora-geral do Programa, professora Eliane Rauski, da UEPG, destaca que o programa é uma oportunidade para que profissionais de diferentes áreas de formação contribuam com a modernização da administração pública e aprimorem habilidades essenciais para o mercado.