TRE, Sejuf e Secretaria da Saúde fazem parceria para instalar seções eleitorais em hospitais e lares de idosos 28/03/2022 - 09:07

As pessoas hospitalizadas e moradores de Instituições de Longa Permanência (lares de idosos) poderão votar na eleição de 2 de outubro. Um termo de cooperação foi assinado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, pela Secretaria da Saúde e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), para a instalação de seções eleitorais em hospitais ou instituições de longa permanência para idosos.

“Com essa ação, o TER e a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho irão garantir o direito ao exercício da cidadania para as pessoas que se encontram com mobilidade reduzida e evitar transtornos para elas e seus familiares. Agradeço muito ao TER por esta parceria”, afirmou Ney.

Inicialmente, a ação será implantada no Hospital Erasto Gaertner e no Hospital de Clínicas e duas instituições de idosos, de Londrina e Maringá. Para votar nesses locais o título de eleitor deverá ser transferido até o dia 4 de maio.

“Esta ação visa facilitar e promover o exercício da cidadania, cumprindo assim as diretrizes previstas no Estatuto do Idoso, e que estão alinhadas ao programa de fortalecimento institucional do Tribunal Superior Eleitoral”, ressaltou o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do TRE.

Para as pessoas com mais de 70 anos, o voto é opcional, mas boa parte delas manifesta a vontade de permanecer participante do processo democrático.

“A iniciativa do TRE é fantástica, já que possibilita o voto para pessoas que estão hospitalizadas há muito tempo, idosos com restrição de mobilidade e de instituições de longa permanência. A proposta foi prontamente atendida por hospitais”, disse Beto Preto.

Participações – Luciani Tesseroli Maaronezi, coordenadora geral do Projeto Cidadania Plena do TRE-PR; Adriano Rocha Lago, diretor Hospital Erasto Gaertner; Claudete Regiani, diretora Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná; Luiz Guilherme Feltrin, representando o secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Trabalho, Ney Leprevost e o chefe de gabinete da Sesa, César Neves.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)