Unidades de Socioeducação de Londrina realizam olimpíada para incentivar espírito esportivo 24/11/2025 - 13:31

As Unidades de Socioeducação Londrina I, Londrina II e a Casa de Semiliberdade do município realizam, entre esta terça e quinta-feira (25 a 27), a II Olimpíada Esportiva, que neste ano traz como tema central “Diversidade e Respeito”. O evento reunirá cerca de 50 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, que vão competir e acompanhar as disputas, além de contar com a participação dos servidores das unidades, que terão uma categoria própria.

A programação inclui modalidades como atletismo, tênis de mesa, jogo eletrônico de futebol, voleibol e futsal, incentivando o espírito esportivo, o trabalho em equipe e a convivência saudável entre os participantes. A olimpíada também contará com a participação da Unidade de Socioeducação do município de Santo Antônio da Platina, que foi convidada para integrar as atividades.

O coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Alex Sandro da Silva, afirma que as olimpíadas trazem diversos benefícios, como a promoção de uma competição saudável e a oportunidade de vivenciar na prática as regras das competições, além do cuidado com a  saúde.

“As equipes trabalham o senso coletivo e, com certeza, toda a atividade esportiva tem o seu cunho de cuidado com a saúde, mas também a sua perspectiva social e de uma vivência cooperativa durante esse processo entre todos os adolescentes e os servidores das unidades”, comenta.

Para a agente socioeducativa Marluce Zambrin, que idealizou e coordena a Olimpíadas, o esporte traz aprendizados importantes para os adolescentes que vivem nos Censes. “Eles não estão competindo apenas em uma corrida ou um jogo, estão aprendendo a viver em sociedade, a lidar com desafios, a respeitar o outro e acreditar neles mesmos”.

“É por isso que esse projeto existe, para garantir que cada adolescente viva o esporte como um direito e como um caminho de desenvolvimento”, acrescenta. “Inspirado nos valores olímpicos de amizade e respeito, reunimos as unidades para celebrar não apenas a competição, mas a superação e a inclusão e a convivência de forma democrática.”