ESEDH lança livro sobre Educação em Direitos Humanos 03/10/2019 - 17:04

Na próxima segunda-feira (07/10), a Escola de Educação em Direitos Humanos (ESEDH), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), lança a obra “Educação em Direitos Humanos: história, epistemologia e práticas pedagógicas” pela Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O lançamento vai acontecer durante o III Simpósio de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em Curitiba.

O objetivo do livro é contribuir para que a Educação em Direitos Humanos seja um eixo estruturante da educação básica e propulsora da transformação da prática escolar. “O ensino em Direitos Humanos é uma urgência, por isso esperamos que este livro transforme as práticas pedagógicas, para que elas sejam pautadas na visão de respeito às diversidades, direitos humanos e que tenhamos escolas cada vez mais humanas”, ressalta a diretora da ESEDH, Sonia Monclaro Virmond.

Para isso, dez autores trazem debates acerca da Educação em Direitos Humanos, abordando os fundamentos desses direitos, a relação com as correntes pedagógicas, currículo, planejamento e políticas públicas. A obra ainda se volta à prática escolar, apontando as relações entre o a sala de aula e a educação no tema. Por fim, os autores tratam de alguns temas pertinentes e desafiadores à escola contemporânea, levantando questões relacionadas à construção de identidades e os fazeres pedagógicos, bem como dos estudantes enquanto sujeitos de direitos em processos de mediação de conflitos.

A base - O livro é fruto do Seminário de Formação Continuada de Educação em Direitos Humanos, realizado em 2017 pela ESEDH, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), voltados aos técnicos-pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado e da SEED. Em 2018, o Seminário subsidiou também um curso EaD "A Educação e os Direitos Humanos", atingindo aproximadamente 2.000 professores da rede pública estadual.

Livro

O livro pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui.

Data: 7/10 (segunda-feira)

Horário: 18h

Local: PUC -  Auditório Tristão de Ataíde - Bloco Amarelo (R. Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho, Curitiba - PR)