Estado qualifica equipes municipais do Programa Criança Feliz
07/08/2020 - 15:31

Durante os dias 10, 11 e 13 de agosto, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho em parceria com a Secretaria da Educação e do Esporte, e a Força-Tarefa Infância Segura, ministrará um minicurso sobre o Guia para Visita Domiciliar (GVD) do Programa Criança Feliz para capacitar profissionais que trabalham no atendimento às famílias.

O objetivo do curso é qualificar, de forma online, supervisores, visitadores e coordenadores do Programa, técnicos dos escritórios regionais e gestores públicos que já aderiram ou pretendem aderir ao Criança Feliz, tendo em vista que as capacitações presenciais foram suspensas temporariamente conforme Portaria do Ministério da Cidadania

O minicurso não irá substituir a capacitação presencial no Guia para Visita Domiciliar, mas servirá de apoio aos municípios como explica a coordenadora técnica do Programa Criança Feliz e multiplicadora estadual, Jasmine Monteiro. “Considerando a grande adesão de novos municípios no Programa e também a mudança no quadro de pessoal das cidades atendidas, a coordenação estadual do Programa Criança Feliz organizou este curso para servir de apoio na implantação e na execução do Programa, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e fortalecer os vínculos familiares”, completa Jasmine.

Esse curso faz parte da ação 17 do Pacto Infância Segura - Desenvolvimento e Cuidado Integral da Primeira infância. O objetivo da ação é contribuir com a implementação de Programas, Projetos e Processos de Formação voltados para a estimulação do desenvolvimento integral e do fortalecimento dos vínculos familiares na Primeira Infância.

O PROGRAMA – O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com adesão do Governo do Estado do Paraná, que tem como objetivo promover um desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas periódicas, a cuidarem melhor de suas crianças.

No Paraná, além da capital mais 72 municípios já aderiram ao Programa, mas no Estado há 300 municípios aptos para aderir ao Criança Feliz.

 

Programação:

1° Dia – 10 de agosto

Aula 1 - Apresentação do curso

Aula 2 - A importância do investimento na Primeira Infância

Aula 3 - A importância do Brincar

Aula 4 - O Programa Criança Feliz

 

2° Dia – 11 de agosto

Aula 5 - O Território e a Intersetorialidade

Aula 6 - A importância da Visita Domiciliar

 

3° Dia – 13 de agosto

Aula 7 - A equipe de referência do PCF

Aula 8 - Prontuário Suas

Aula 9 - ePCF

Fechamento

Últimas Notícias