Paraná promove segunda qualificação das equipes municipais do Programa Criança Feliz 21/08/2020 - 12:04

Durante os dias 24, 25 e 27 de agosto, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho em parceria com a Secretaria da Educação e do Esporte, e a Força-Tarefa Infância Segura, ministrará o segundo minicurso na Metodologia do Programa Criança Feliz, desta vez sobre o tema Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) para capacitar profissionais que trabalham no atendimento às famílias.

O minicurso trará orientações para a realização das visitas domiciliares aos públicos atendidos pelo Programa: gestantes, crianças de 0 a 3 anos e crianças de 0 a 6 anos que recebem BPC (Benefício de Prestação Continuada), através de brincadeiras e atividades que estimulam o desenvolvimento integral das crianças e fortaleçam os vínculos familiares.

Para o secretário Mauro Rockenbach, a importância da adesão dos municípios, das famílias e da sociedade, é no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.

“Através do curso vamos trazer sugestões de atividades que possam estimular o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social da criança com itens e materiais que as famílias têm na própria casa como potes, colheres, prendedor de roupas e muitos outros objetos”, explica a coordenadora técnica do Programa Criança Feliz e multiplicadora estadual, Jasmine Monteiro.

O objetivo é qualificar, de forma online, supervisores, visitadores e coordenadores do Programa, técnicos dos escritórios regionais e gestores públicos que já aderiram ou pretendem aderir ao Criança Feliz, tendo em vista que as capacitações presenciais foram suspensas temporariamente conforme Portaria do Ministério da Cidadania.

O primeiro minicurso capacitou em média 160 profissionais, de diversos municípios do Paraná e também de outros Estados. A novidade dessa segunda capacitação é que os municípios poderão contribuir de forma mais ativa enviando vídeos sugestivos de atividades.

Esse curso faz parte da ação 17 do Pacto Infância Segura - Desenvolvimento e Cuidado Integral da Primeira infância. O objetivo da ação é contribuir com a implementação de Programas, Projetos e Processos de Formação voltados para a estimulação do desenvolvimento integral e do fortalecimento dos vínculos familiares na Primeira Infância.

O PROGRAMA – O Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal com adesão do Governo do Estado do Paraná, que tem como objetivo promover um desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos, incentivando e orientando as famílias, por meio de visitas técnicas periódicas, a cuidarem melhor de suas crianças.