Secretaria comemora Dia da Justiça e da Família com palestra do General Mourão 02/12/2019 - 17:12

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho vai comemorar o Dia Nacional da Justiça e da Família com uma palestra do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão. O evento será na próxima sexta-feira (06/12) no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba.

Na solenidade, Mourão receberá ainda o reconhecimento público de “Expoente da Defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal”. Além do vice-presidente, outras personalidades ligadas à Justiça e à Cidadania serão homenageadas na mesma ocasião. Dentre elas, o Ministro da Justiça Sérgio Moro e o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, além de autoridades do Judiciário.

“O Poder Judiciário é um dos três principais poderes da República no Brasil. Assim como o Legislativo e o Executivo, é essencial para o funcionamento da Nação, julgando a aplicação das leis e garantindo que sejam cumpridas”, lembra o secretário da Justiça Ney Leprevost, autor da iniciativa.

Origem - Tanto o Dia Nacional da Justiça quanto o Dia Nacional da Família são comemorados anualmente no Brasil no dia 8 de dezembro, que também é Dia da Imaculada Conceição.

O Dia da Justiça tem o objetivo de homenagear o Poder Judiciário brasileiro e todos os profissionais responsáveis em fazer com que a justiça seja cumprida com imparcialidade. A data, estabelecido por lei em 1951, é considerada feriado nacional em todos os fóruns e ofícios de Justiça.

Já o Dia Nacional da Família foi instituído por lei em 1963 para homenagear e lembrar a importância da presença da instituição familiar na vida de todos os brasileiros, ajudando na formação da educação, cultura, da moral e da ética.

GALERIA DE IMAGENS