Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promove atrações na Semana da Criança 04/10/2019 - 17:50

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, por meio do Departamento de Políticas para a Criança e o Adolescente, irá promover uma ampla programação para comemorar a Semana da Criança.

“A proteção e a atenção à criança é uma prioridade do governo Ratinho Junior, e na semana em que é comemorado o Dia da Criança vamos promover uma série de ações para que as famílias possam se divertir com seus filhos, mas também se informar e conhecer os direitos dos nossos pequenos”, diz o secretário Ney Leprevost.

A programação será aberta na próxima terça-feira (08/10), quando o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebem o Rolê Cultural – um projeto feito em parceria com o Tribunal de Justiça  no qual alunos de escolas estaduais participarão de visita a exposição e oficinas, além de assistir a um filme. A ação se repete na quinta (10/10) e sexta-feiras (11/10), também no Museu do Expedicionário.

Uma ação ambiental marcará as atividades na quarta-feira (09/10). É o “Piá na Natureza”, quando 100 crianças de casas de acolhimento de Curitiba vão conhecer o bosque situado na futura unidade do Hospital Pequeno Príncipe, no Bacacheri, e vão realizar o plantio de mudas de espécies nativas, além de participar de um piquenique no local, acompanhados de biólogos e engenheiros florestais.

Dia 10/10 (quinta-feira) a Força-Tarefa Infância Segura promoverá uma blitz educativa com crianças e adolescentes nas intermediações do Colégio Estadual do Paraná (CEP). Os próprios alunos da instituição ajudarão na ação junto com integrantes da Força-Tarefa, abordando os motoristas e falando sobre os cuidados que pais precisam ter com relação a como os filhos usam a internet e aparelhos como smartphones e tablets.

Na sexta-feira pela manhã, o Parque Bombom Vile abre as portas para crianças de instituições que serão levadas pela Sejuf para participar de atividades e brincadeiras.

Também na sexta-feira (11/10), será realizado o Seminário “Reconecte: a criança, o adolescente e a família na Era Digital”, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, com participações do secretário Ney Leprevost; do delegado-chefe do Nuciber, Demétrius Gonzaga de Oliveira; da assistente social Denise Kopp Zugman, da Sejuf, e da doutora em Tecnologia e Sociedade Cineiva Campoli Tono, também técnica da Sejuf.

E no Dia da Criança, 12/10 (sábado), será realizada mais uma edição do Família no Parque em Curitiba, desta vez no Parcão (atrás do Museu Oscar Niemeyer). De manhã e à tarde haverá muitas atividades ao ar livre para a criançada, com brinquedos infláveis, “caixa do brincar” com jogos lúdicos, oficinas de musicalização e capoeira e recreação com professores especializados, com os parceiros Unibrasil, Escola de pais, Oi Caixinha e Arteterapia.

8/10 (TERÇA)

ROLÊ CULTURAL

Apresentação de curta metragem, visita a exposição e oficina.

10h – MANHÃ - MUSEU DE IMAGEM E SOM (MIS) - Alunos do Colégio Estadual Santo Agostinho

14h – MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON) – Alunos do Colégio Estadual La Salle

9/10 (QUARTA)

“PIÁ NA NATUREZA” em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe

9h30 e 13h30: Visita de 100 crianças de Casa de Acolhimento, com caminhada,  piquenique ecológico e plantio de árvores . Rua  Alarico Vieira de Alencar 10 – Bacacheri.

10/10 (QUINTA)

ROLÊ CULTURAL

10h – MUSEU DE IMAGEM E SOM (MIS) – Alunos do Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes

14h45 – MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO – Alunos da Escola Estadual Elvira Pacheco

BLITZ  EDUCATIVA FORÇA-TAREFA INFÂNCIA SEGURA

8h50 às 9h40 - Ação com os alunos do Colégio Estadual do Paraná. Mas cercanias da instituição, abordando os carros e falando sobre o tema “Equilíbrio online/offline  na infância e na adolescência e prevenção ao aliciamento online”.

11/10 (SEXTA)

14h30 – MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO

16h – MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON)

SEMINÁRIO  RECONECTE: Criança, Adolescente e Família na Era Digital.

13h30 às  17h30 – Auditório do MON

- Abertura: Secretário da Justiça, Família e Trabalho,  Ney Leprevost;

- Dr. Demétrius Gonzaga de Oliveira: “Prevenção a crimes cibernéticos que envolvam crianças e adolescentes”;

- Denise Kopp Zugman  (Sejuf) – “Vínculos Familiares: desafio na Atualidade”;

- Dra. Cineiva Campoli Tono: “Influencia do Celular na aprendizagem”.

PARQUE BOMBOM VILLE

9h às 12h - Brincadeiras para crianças de instituições que serão levadas pela Sejuf.

12/10 (SÁBADO)

FAMÍLIA NO PARQUE

09h às 16h – PARCÃO DO MUSEU OSCAR NIEMEYER (MON).

Incentivar a convivência e o brincar ao livre, reforçando os laços familiares. Brincadeiras, informações qualificadas para família e muita diversão!