Secretaria de Justiça e Defesa Civil do Paraná iniciam distribuição de álcool 70% 23/03/2020 - 11:29

A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, vai distribuir 250 mil litros de álcool 70% que serão usados para a assepsia de instituições que abrigam idosos e crianças, hospitais, Censes e outros órgãos onde pode haver circulação de pessoas.

A primeira remessa, de 52 mil litros, começa a ser distribuída nesta segunda-feira (23/03). O produto em estado bruto foi doado pela Associação de Produtores de Álcool e Açucar do Paraná (Alcoopar) e está sendo processado e embalado de forma voluntária pela empresa Refriko, que doará também as embalagens. “Solidariedade é muito importante durante essa pandemia de coronavírus. E também a informação, por isso determinamos que as embalagens contenham todas as orientações; reforçando que o produto é para a higienização de ambientes e não para uso pessoal”, diz o secretário da Justiça, Ney Leprevost. O rótulo também alerta que este produto não pode ser comercializado em qualquer hipótese, nem ingerido, assim como também é inflamável .

O produto será distribuído a partir de 8 unidades do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil: Curitiba, Londrina, Maringá,  Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Paranaguá.

O Departamento de Assistência Social da Sejuf está realizando neste domingo um levantamento de entidades e instituições que receberão o produto, sendo que aquelas que trabalham como abrigo de idosos terão prioridade. O levantamento é necessário também para mapear o volume que precisa ser enviado a cada entidade, de acordo com o número de pessoas que atendem.

Além disso, receberão o álcool 70% escolas públicas que receberão pessoas para fazer a distribuição de merenda escolar; Centros de Socioeducação; hospitais e outros locais que precisem manter o atendimento emergencial. A pedido do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curiitba (Sigmuc), a Guarda Municipal da capital também receberá uma remessa.