Simpósio com inscrições gratuitas debate Justiça, Ética e Compliance 11/02/2020 - 17:11

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promove no dia 4 de março o 1º Simpósio Estadual de Justiça, Ética e Compliance, com palestra magna do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador geral da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, que vai falar sobre “Aspectos Comportamentais do Compliance”. As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas online pelo site http://abre.ai/simposio_paranaense.

O objetivo do evento é sensibilizar e capacitar os profissionais dos setores público e privado, tais como funcionários das Secretarias de Estado do Paraná, empresários, sociedade civil e o público acadêmico sobre a importância da ética, da justiça, da integridade, da governança e do compliance. “Vamos integrar os profissionais que atuam nas diferentes áreas e instâncias, visando criar estratégias de maior atuação preventiva, disciplinar e de auxílio à repressão pelos órgãos de investigação e de persecução”, explicou o delegado federal e chefe do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Felipe Hayashi.

O evento será realizado das 8 às 19h30, no auditório do SESC da Esquina (na rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês).

Programação - O primeiro painel começa às 9 horas e se estenderá por toda a manhã, debatendo “Compliance, Anticorrupção, Investigações e Cooperação”, com mediação de Felipe Eduardo Hideo Hayashi (delegado federal integrante da equipe original da Operação Lava Jato e atual chefe do Departamento de Justiça do da Sejuf) e participação de Luciano Flores de Lima (Superintendente da Polícia Federal no Paraná), Carlos Fernando dos Santos Lima (procurador da República, membro das Força-Tarefa Lava Jato e Banestado) e Carlos Ayres (professor dos cursos de Compliance, Direito Penal Empresarial e Direito Administrativo na FGVLaw).  

Às 11h45, terá palavra o secretário da Justiça, Família e trabalho, Ney Leprevost.

No segundo painel, que começa às 13h30, será abordado o tema “Ética e Proteção de Dados - Acesso à Informação Pública versus Proteção de Dados”, com mediação de Luiz Gustavo Gomes Andrioli (secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná e presidente da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná), com a participação de Pedro Carmona Gallego (Celepar), Cristiano Lisboa Yazbek (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT) eo advogado e parecerista Rodrigo Pironti Aguirre de Castro.

Às 16 horas, o terceiro painel aborda “Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno), com mediação de Rodrigo Schmidt (coordenador de Compliance e assessor de Relações Internacionais da Fecomércio e Presidente da APAEx), com participação de Raul Siqueira (Controlador-Geral do Estado do Paraná), Vicente Loiácono Neto (diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel) e Rita de Cássia Gorny Becher (gerente de Governança, Risco e Compliance da Sanepar).

Às 18h30, o procurador da República e coordenador geral da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, profere a Palestra Magna “Aspectos Comportamentais do Compliance”.

Realização – O 1º Simpósio Estadual de Justiça, Ética e Compliance é realizado pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná, juntamente com  a Escola de Educação em Direitos Humanos, a Escola de Gestão/SEAP e a Controladoria-Geral do Estado do Paraná.

Patrocinado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), o evento tem apoio d0 Sistema Fecomércio/Sesc-/Senac-PR, Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná, Sanepar, Copel e Celepar.

Painel 1 - COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO, INVESTIGAÇÕES e COOPERAÇÃO

Mediador: Felipe Eduardo Hideo Hayashi, Chefe do Departamento de Justiça do Paraná. Chefiou a DELECOR/PR e atuou na Força-Tarefa da Operação Lava Jato, Mestre em Direito Econômico e Professor da FAE Business School.

9h às 9h45 - Luciano Flores de Lima, Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, atuou nas Forças-Tarefa das Operações CC5 (Banestado) e Lava Jato/PR, Mestre em Gestão Publica (UFES), Professor da ESMAF e da Academia Nacional de Polícia.

9h30 às 10h15 - Carlos Fernando dos Santos Lima, Procurador da República (1995/2019), foi membro da Força-Tarefa Lava Jato e Força-Tarefa Banestado, Master of Laws por Cornell Law School, elaborou os primeiros acordos de Colaboração Premiada e de Leniência do MP brasileiro.

10h15 às 11h - Carlos Ayres, Advogado, Mestre em Direito pela University of Florida/USA. Professor da FGVLaw, atuou na enforcement division da U.S. Securities and Exchange Commission em Washington/DC e conduziu algumas das maiores investigações internas.

11h às 11h45 - Perguntas e Debate

11h45 às 12h - Ney Leprevost, Deputado Federal e Secretário de Justiça, Família e Trabalho.

12h às 13h30 – Almoço

 

Painel 2 - ÉTICA E PROTEÇÃO DE DADOS

Mediador: Luiz Gustavo Gomes Andrioli, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná e Presidente da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná.

13h30 às 14h - Pedro Carmona Gallego, Diretor da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR.

14h às 14h30 - Cristiano Lisboa Yazbek, Advogado, Mestre em Direito Econômico, Diretor do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT.

14h30 às 15h - Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, Pós-doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Doutor em Direito Econômico pela PUCPR. Advogado e parecerista.

15h às 15h30 - Perguntas e Debate

15h30 às 16h - Coffee Break

 

Painel 3 – GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS e CONTROLE INTERNO

Mediador: Rodrigo Schmidt, Coordenador de Compliance e Assessor de Relações Internacionais da Fecomércio, Presidente da APAEX.

16h às 16h30 - Raul Siqueira, Controlador-Geral do Estado do Paraná.

16h30 às 17h - Vicente Loiácono Neto, Diretor de Governança, Risco e Compliance da Companhia Paranaense de Energia – COPEL.

17h às 17h30 - Rita de Cassia Gorny Becher, Gerente de Governança, Risco e Compliance da Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR.

17h30 às 18h - Sistema S

18h às 18h30 - Perguntas e Debate

 

Palestra de Encerramento: ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DO COMPLIANCE

18h30 às 19h10 - Deltan Dallagnol, Procurador da República, Coordenador Geral da Força-Tarefa da Operação Lava Jato.

Perguntas e Debate

19h30 – Encerramento