Agência do Migrante recebe mutirão de atendimento 01/12/2025 - 11:17
A Agência do Migrante, inaugurada na semana passada, recebeu no sábado (29) seu primeiro mutirão de atendimento, com uma série de serviços para garantir direitos, oferecer acolhimento e orientações. No total foram realizados 150 atendimentos e a ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, da Fundação de Ação Social (FAS), da URBS e da Secretaria Municipal da Saúde. Também participaram a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), a Defensoria Pública da União (DPU), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Cruz Vermelha, a Irmandade Sem Fronteiras e a Cáritas, parceira de apoio humanitário responsável pela logística no local, além da ONG Gerar, que contribuiu com ações voltadas à empregabilidade de jovens aprendizes e estagiários.
Durante o mutirão, foram realizados atendimentos jurídicos pela Defensoria Pública do Paraná e Defensoria Pública da União, serviços documentais por meio da Agência do Migrante e da Irmandade Sem Fronteiras, atendimentos de saúde pela Secretaria Municipal da Saúde e pela Cruz Vermelha, além de atendimentos socioassistenciais por meio da FAS.
Para o Superintendente-Geral de Governança Migratória, Gil Souza, a iniciativa reforça o papel da Agência do Migrante como um balcão único de atendimento, integrando serviços públicos e parceiros da sociedade civil em um só local, promovendo dignidade, cidadania e acesso a direitos para a população migrante no município de Curitiba. “O mutirão foi muito emblemático porque o melhor caminho para o acolhimento e a emancipação é a atuação conjunta de diversos órgãos em prol do imigrante. Tivemos vários serviços realizados por parceiros", comenta.
Inspirada no conceito de centralização e eficiência, a Agência do Migrante do Paraná nasceu como referência para o atendimento integrado, humanizado e intersetorial, sem gerar impacto orçamentário adicional, uma vez que utiliza estruturas e recursos já existentes. Localizada na Avenida Marechal Deodoro, 806, Centro de Curitiba, ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A agência é composta por quatro unidades: o CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas), agora fortalecido como núcleo modelo de capacitação e apoio técnico a municípios; o ORGMIGRA, responsável pela produção de dados e pelo suporte à formulação de políticas públicas baseadas em evidências; o MIGRAHUB, hub de inovação social que articula soluções colaborativas entre Estado, sociedade civil e academia; e a Ouvidoria do Migrante, canal direto de escuta, acolhimento e orientação cidadã.



