Cerma/PR tem novos representantes governamentais e da sociedade civil 22/07/2025 - 16:09

O Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (Cerma/PR), ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, tem novos conselheiros governamentais e da sociedade civil. O Cerma/PR é composto por 18 membros titulares e seus respectivos suplentes. São nove representantes do setor público e nove representantes da sociedade civil organizada. Os novos representantes vão compor o quadro de conselheiros para o próximo triênio (2025 a 2028) e tomaram posse nesta terça-feira (22). 

O secretário de Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, que declarou a posse aos novos conselheiros, deu boas vindas e assumiu compromisso com a sociedade civil para o debate. “Eu quero dizer que vocês são todos bem-vindos para a construção de políticas públicas voltadas para população migrante, refugiados e apátridas do Estado. Queremos atuar com cada um de vocês com muito zelo e todo o compromisso ", afirmou. 

As entidades governamentais que passam a compor o conselho no próximo triênio são: SEJU – Secretaria da Justiça e Cidadania (titular: Gilberto Antonio de Souza Filho e suplente: Douglas Henrique Novelli); SESP – Secretaria da Segurança Pública (titular: Dalton Gean Perovano e Suplente: Vaneska Calixto Da Costa); SETR – Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (titular: Suellen Glinki e suplente: Mayara Gabriela); SESA - Secretaria de Estado da Saúde (titular: Lucimar Pasini e suplente: Rosane Souza); SEED – Secretaria de Estado da Educação (titular: Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos suplente: Gisele Carneiro); SEDEF – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (titular: Jociane Juliana Lino Silva e suplente: Marcos Renato Sudul); SEEC – Secretaria de Estado da Cultura (titular: Maria Eduarda dos Santos e suplente: Daniele Cristina Mariano de Lima); SETI – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (titular: Lenir Aparecida Mainardes Da Silva e suplente: Ruth Duarte Menezes Correia) e Casa Civil (titular: Jean Rafael Puchetti Ferreira e suplente: Izabella Andrade Brito).

Já os representantes da sociedade civil são a Ação Social Irmandade Sem Fronteiras (titular: Rockmillys Basante Palomo e Suplente: Aieda Muhieddine); Cáritas Arquidiocesana de Londrina (titular: Tais Roberta Gaio Paton e suplente: Fabricia Lais Pigaiani); Instituto Brasileiro de Apoio Étnico-Raciais - IBASER (titular: Mario Igor Shimura e suplente: Sergio Eduardo Menezes Silva); Associação Embaixada Solidária (titular: Pierre-Erick Bruny e suplente: Edna Nunes da Silva); Cáritas Diocesana de Palmas (titular: Rosane Aparecida da Silva Pereira e suplente: Ivanildo Copetti); Associação para a Solidariedade dos Haitianos (titular: Laurette Bernadin Louis e suplente: Bibinson Celissant); Associação Feminny (titular: Christiane Pereira da Silva e suplente: Leonardo Silva Ferro); Ação Social Batista Paranaense – ASBP (titular: Silva Constanski Santos Monteiro e suplente: Sônia Regina Cardoso); Associação Scalabrini a Serviço dos Migrantes – ASSM (titular: Sales Conceição de Melo Nogueira e suplente: Vânia Meira Machado). 

Douglas Novelli, presidente do Cerma/PR ressaltou que todas as organizações eleitas poderão ajudar, ao longo do próximo triênio, para a efetivação de políticas públicas para a população migrante e refugiada do Estado do Paraná. “Esses representantes que estão aqui hoje vêm de instituições que são muito legítimas e têm importância reconhecida pela sociedade e pelos próprios migrantes”, afirmou.

O superintendente de Governança Migratória, Gil Souza, representante titular da Seju no Cerma, lembrou que o conselho dos refugiados foi o primeiro do Brasil e tem atuado na construção de importantes políticas públicas. "Temos muito orgulho do nosso conselho e acreditamos que nessa nova gestão, nesse triênio, vamos contribuir para a formulação de mais políticas públicas, em conjunto com representantes da sociedade civil de todo o Estado. Ouvir a sociedade civil é fundamental nesse processo", acrescentou.

PRESENÇAS – A mesa de abertura contou com a presença de Rafael Osvaldo Machado Moura, promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná; Antonio Vitor Barbosa de Almeida, representando a Defensoria Pública do Estado do Paraná; Aieda Muhieddine, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, e Eduardo Sucre, representando a OIM.