Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, através do Procon, recebe denúncia de novo golpe do Pix 03/05/2022 - 10:52

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), através do Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PR), recebeu, no último final de semana, a denúncia de um novo golpe do Pix, desta vez envolvendo uma pessoa jurídica. Buscando se passar por gerente de banco, o golpista solicita que sua vitima efetue transferências financeiras para testes em sua conta. De boa fé, a dona de uma empresa fez o que lhe foi pedido e acabou perdendo quase 20 mil reais, pois o dinheiro não retornou para a sua conta.

Claudia Silvana, coordenadora do Procon/PR relata como a denúncia do novo golpe do Pix chegou ao seu conhecimento: “a dona da empresa disse que recebeu um telefonema de uma pessoa que afirmava ser o gerente do Banco e que havia um problema no Pix e que havia a necessidade de fazer alguns testes no sistema. Ele então pediu que essa empresária fizesse duas transferências, uma no valor de R$ 10 mil e outra no valor de R$ 9.988,00. Essa pessoa fez o que lhe foi solicitado e perdeu o dinheiro, pois se tratava de um golpe. Essa pessoa que se fez passar pelo gerente do banco, sabia até o nome do gerente da conta da cliente. Ou seja, como é que essa pessoa tem essas informações?”.

O que foi explicado pela coordenadora do Procon/PR é que os golpistas usam engenharia social, que refere-se à manipulação psicológica de pessoas para a execução de ações ou divulgar informações confidenciais. Em uma manipulação, a pessoa acaba passando seus dados, endereço, número do CPF e até o nome do gerente da conta bancária. “Então, tome cuidado porque a única arma que a gente tem é a prevenção. É preciso ter em mente que banco não entra em contato fazendo esse tipo de abordagem. Assim, caso você receba uma ligação com alguém se dizendo ser seu gerente, a menos que você conheça bem essa pessoa, já tenha um relacionamento anterior, estando convencido de que é seu verdadeiro gerente do banco ou da conta, tome cuidado, porque reaver esse dinheiro é impossível”, orientou Claudia.

Rogério Carboni, secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho ressalta que “a prevenção, indicada pela nossa coordenadora do Procon/PR, Claudia Silvano, é o melhor caminho para não cair em golpes como esse agora relatado. No caso de se perceber alguma má intenção de pessoas buscando contatos telefônicos com você, denuncie à policia e ao Procon/PR. As denúncias nos ajudam também e tornar público esses casos, evitando assim que os criminosos façam novas vitimas”.

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix surgiu como uma nova forma de realizar pagamentos e operações bancárias via celular. Em pouco mais de um ano, no entanto, o sistema tem sido usado como mais um mecanismo de golpe no mercado brasileiro. Infelizmente, na maioria das vezes, as vítimas não conseguem reaver o dinheiro perdido nos golpes sofridos.