Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Consepir realizam a Conferência Estadual de Igualdade Racial a partir desta sexta-feira Maringá 05/04/2022 - 17:30

Delegados de todo o Paraná estarão reunidos de sexta-feira (8) a domingo (11) em Maringá para debater as principais questões da Igualdade Racial no Estado. A 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial terá palestras e oficinas sobre o racismo estrutural e as formas correlatas de discriminação étnico-racial, educação, meio ambiente, intolerância religiosa, população indígena, ciganos, além de segurança pública e desenvolvimento urbano.

A Conferência Estadual segue as conferências municipais, que foram realizadas pelo Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Consepir), órgão ligado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e à Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis). O formato será híbrido (parte presencial e parte online), aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Sejuf através do endereço eletrônico: https://www.justica.pr.gov.br/Pagina/CONSEPIR

A caravana da Promoção da Igualdade Racial, organizada e realizada pelo Consepir percorreu 70 municípios do Estado, para organizar as conferências municipais. Em cada município foram eleitos delegados e foram levantadas três propostas para serem levadas para a Conferência Estadual.

O presidente do Consepir adianta algumas propostas que serão debatidas durante a Conferência Estadual, como a inclusão das histórias africana e indígena na grade curricular do ensino público do Paraná e o incentivo para as empresas contratarem pessoas negras. “O plano também prevê o combate à discriminação contra outras comunidades, como os ciganos, indígenas e colombolas”, afirma Saul Dorval.

A Conferência Estadual também vai tratar de questões como atendimento à saúde para os indígenas e apoio nas ações ambientais dos quilombolas. O encontro terá participação da sociedade civil e de gestores públicos municipais, estaduais e federais, como o advogado Paulo Roberto, titular da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Programação – A abertura da Conferência será às 14h da sexta-feira (8), no Centro de Ação Cultural de Maringá (Av. XV de Novembro, 314), e em seguida haverá apresentações culturais na Praça Renato Celidónio, com a participação de grupos folclóricos ciganos, indígenas, quilombolas, africanos e ucranianos. A mesa oficial de está marcada para as 19h, no Auditório Hélio Moreira, anexo á Praça Municipal.

No sábado, segundo dia da programação, entre às 9h e 17h, haverá um encontro dos delegados para discutir e aprovar as demandas políticas identificadas nas conferências municipais, decidindo o que deverá ser implantado ou não nas políticas raciais do Estado. Também haverá uma mostra paralela, que será aberta às 14h, para discutir políticas públicas de igualdade racial nos municípios, com a presença de representantes municipais, que atuam em áreas como assistência social, direitos humanos e promoção de igualdade racial.

Já no domingo, a partir das 14h, acontece a plenária para aprovar o relatório final com as informações debatidas pelos conferencistas e delegados municipais.

(Via assessoria de imprensa – Edson Fonseca)