Servidores recebem formação sobre análise de dados do IBGE com foco na população migrante 28/08/2025 - 15:00

Nesta quinta-feira (28), o Palácio das Araucárias sediou uma capacitação promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o funcionamento da plataforma Sidra, sistema que reúne informações produzidas pelo instituto. A formação, que segue até amanhã (29), contou com a participação de 26 inscritos, entre servidores da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O evento foi organizado pela Superintendência Geral de Governança Migratória (SGGM), da Seju. O primeiro dia foi marcado pelo workshop “Sidra e ferramentas digitais de análise de dados IBGE”, voltado ao uso de estatísticas relacionadas à população migrante. De acordo com a metodologia usada no Censo do IBGE, esse público pode ser classificado como brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros.

“O IBGE tem uma política de disseminação dos dados que coleta. Esse workshop sobre o Sidra faz parte dessa disseminação. Aqui conseguimos dialogar com todos os usuários e oferecer a eles todas as possibilidades de dados e informações que o IBGE oferece. É uma troca”, ressalta Daniele Baú, analista do IBGE, que ministrou o workshop no primeiro dia. 

Para o Superintendente de Governança Migratória, Gil Souza, a capacitação representa um passo estratégico na gestão pública. “Decisões eficazes antecedem análise de dados estratégicos, daí a importância da capacitação. Essa formação vai contribuir muito para que os nossos servidores possam conhecer a base de dados do IBGE e, a partir de análises desses dados, tomar decisões mais assertivas como gestores públicos”, afirmou.

A programação segue até sexta-feira (29). No segundo dia de programação, a atividade será conduzida pelo professor e analista do IBGE, Flavio Roberto Schuler de Oliveira, com foco na visualização de dados extraídos da plataforma Sidra.