Ação de Cidadania registrou 1,5 mil atendimentos no bairro Boqueirão, em Curitiba 30/08/2023 - 17:45

O evento Ação de Cidadania, realizado nesta terça-feira (29) no bairro Boqueirão, em Curitiba, levou diversos serviços gratuitos à população, concentrados em um mesmo local. Entre os destaques, a emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, o cadastramento em programas sociais e intermediação de vagas de emprego. Foram registrados cerca de 1,5 mi atendimentos.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pelas secretarias das Cidades (Secid) e da Justiça e Cidadania (Seju), contou com apoio da Prefeitura de Curitiba e participação da Defensoria Pública do Estado (DPE-PR), Sesc-PR (Serviço Social do Comércio), organizações da sociedade civil (OSCs) e diversas secretarias e órgãos estaduais.

O público também teve acesso à confecção de outros documentos, serviços municipais e vacinação, além de exposições e programação voltada às crianças. “Essa ação é uma excelente iniciativa que aproximou o Poder Público da população do Boqueirão, através da união do Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e sociedade civil organizada”, afirmou Eduardo Pimentel, secretário estadual das Cidades.

“É muito gratificante ver uma família participar, tirando os documentos dos filhos, atualizando seu CadÚnico e sua carteirinha do SUS, se inscrevendo em programas do governo que, muitas vezes, a população não sabe que tem direito, como é o caso do ID Jovem, do Leite das Crianças e do Passe Livre para PCDs”, destacou Santin Roveda, secretário da Seju.

Além da confecção de 180 carteiras de identidade, a Polícia Civil, por meio do programa PCPR na Comunidade, emitiu boletins de ocorrência e atestados de antecedentes criminais, e orientou sobre como fazer denúncias, prevenções e quais medidas podem ser tomadas ao ser vítima de um crime, totalizando 320 atendimentos.

A população também pôde criar o seu CPF, emitido pela Polícia Penal por meio de um convênio com os Correios, emitir a Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, Carteira do Autista, Passe Livre, ID Jovem, Cartão de Transporte da Urbs, e, ainda, a segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito).

Diversos programas estaduais estavam disponíveis, como o Nota Paraná, que motiva a população a pedir o CPF na nota fiscal para receber de volta parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pago nas compras e concorrer a prêmios mensais.

Para o público de baixa renda foram ofertados os programas Água Solidária, da Sanepar, o Energia Solidária, da Copel, o Banco de Alimentos, da Ceasa, e o Leite das Crianças, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

MUNICÍPIO – A prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), possibilitou a atualização do CadÚnico e a inscrição em programas sociais como Cartão Comida Boa e Bolsa Família, e, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a aferição da pressão arterial e glicêmica, cadastro e atualização da carteirinha do SUS, agendamentos para exames, avaliação nutricional e aplicação da vacina contra a gripe.

A FAS, por meio de um convênio com a rede Sine (Sistema Nacional de Emprego), também promoveu um mutirão de empregos. Foram atendidas 108 pessoas, resultando em 71 encaminhamentos para entrevistas de emprego.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Rede de Proteção Animal, disponibilizou vacinação múltipla e contra a raiva, vermífugo, antipulgas, além de agendamento para castração e microchipagem. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, ficaram responsáveis pela parte lúdica da ação com jogos e atividades para as crianças.

PARCERIAS – Participaram da ação a Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais da Fazenda; da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; a Defensoria Pública (DPE) e o Sesc-PR (Serviço Social do Comércio).