Agências do Trabalhador do Paraná lideram ranking nacional na oferta, encaminhamento e colocação de profissionais no mercado de trabalho 02/08/2021 - 09:13

As Agências do Trabalhador do Paraná foram destaque nacional neste primeiro semestre de 2021. De acordo com a pesquisa de Intermediação de Mão de Obra - IMO – divulgada na quinta-feira (29) pelo Ministério da Economia, as Agências do Trabalhador do Paraná lideram o ranking nacional em três categorias: vagas oferecidas; encaminhamentos e trabalhadores efetivamente contratados.

Na categoria Vagas Oferecidas, o Paraná tem números absolutos maiores até mesmo que São Paulo (2º colocado). Foram 86.929 vagas oferecidas de janeiro a junho, enquanto em São Paulo 68.803, no mesmo período. Em relação aos Estados do Sul, o Rio Grande do Sul é o quarto colocado com 33.389 e Santa Catarina é o sexto com 25.813 vagas.

“Vemos pelas movimentações nas Agências do Trabalhador de todo o Estado que o clima é de otimismo. Há muitas vagas abertas, o que indica a retomada do crescimento do emprego do Paraná de maneira uniforme em todas as regiões”, disse o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

O sistema do Paraná, que conta com 216 agências em todo o Estado, foi o que mais ofereceu vagas e encaminhou candidatos a vagas durante os seis primeiros meses do ano. Neste primeiro semestre foram encaminhados 202.754 candidatos às vagas de emprego. Entre os Estados, o Paraná também lidera com folga, à frente de São Paulo, que encaminhou 146.214 e Minas Gerais, com 118.898. Entre os Estados do Sul, o Rio Grande do Sul ficou atrás do Paraná com 74.537 encaminhamentos e Santa Catarina teve 48.949.

O grande número de trabalhadores encaminhados refletiu-se no resultado de pessoas que foram efetivamente contratadas. O Paraná também lidera nesse quesito, com 49.114 trabalhadores colocados, seguido pelo Ceará, que teve 20.739. São Paulo foi o terceiro com 13.535.

Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho e Geração de Renda da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, destaca o treinamento e a capacitação contínua do pessoal que recebe os trabalhadores nas agências e postos avançados.

(Via Assessoria de Imprensa)